11/02/19

A Associação do Alto do Moura (ABMAM) realiza exposição de artesã que comemora 60 anos de trabalho com barro.



A artesã em barro do Alto do Moura Josefa Regina conhecida como Dona Deta, começou sua habilidade com o barro ainda criança aos 13 anos, onde fez as suas primeiras peças de brincar que foram as panelinhas e depois cavalos e bois. 

Dona Deta nos conta que, ainda adolescente, retirava o barro nas margens do rio Ipojuca na parte baixa no Alto do Moura e carregava na cabeça em cestos e balaios para a sua casa para fazer as louças. Ela nos relata sorrindo que, uma das maiores conquista que teve com o barro foi um Imóvel (casa), que trocou em peças de barro, sendo esta uma quantia de 10 mil peças. 

Estas peças lhe proporcionaram a primeira moradia já recém-casada. Deste casamento teve 9 filhos. Hoje ela comemora seus 73 anos de vida e 60 anos como artesã em barro. Dona Deta fala com muito orgulho que se tivesse a oportunidade de nascer novamente “que Deus concedesse-lhe o dom de ser artesã”. 

Na comunidade do Alto do Moura são poucas as mulheres que fazem peças como panelinhas, boizinhos, fogão e berço, ou seja, brinquedos. 

A Exposição é gratuita e fica até o final de Março na Associação na rua Mestre Vitalino,107. 
Horário de atendimento, de Segunda à Sexta das 8hs às 12hs. Sábado e Domingo o dia todo. Contato: 3722-0383.

Nenhum comentário: