As iniciativas são promovidas por igrejas e organizações cristãs e estão em desenvolvimento no interior da Paraíba e Pernambuco
Já viu uma casa construída com integração de tecnologias sociais, como acesso a cadeirante, reutilização de água, cisterna com capacidade para 16 mil litros e um biodigestor que produz gás a partir de fezes suínas e bovinas? Chamada de Casa Ecodignidade, a moradia faz parte de um projeto que está beneficiando famílias no semiárido de Pernambuco e tem seus detalhes mostrados na série Boas Práticas no Sertão.
Apresentada em sete episódios, a série exibe em vídeos iniciativas de agricultura familiar, cultivo orgânico, energia sustentável, reutilização de água, reflorestamento e outras ações de cuidado ambiental. Os projetos estão em desenvolvimento em dois estados do nordeste, Paraíba e Pernambuco, e são promovidos por igrejas e entidades de inspiração cristã.
Em um dos vídeos da série, John Philip Medcraft, pastor da Igreja Ação Evangélica, conta como uma área sem fonte de água permanente e com mata parcialmente destruída se transformou em uma reserva de preservação da caatinga, cheia de animais, reconhecida pelo Ibama. Localizada em São Mamede, no interior da Paraíba, a reserva recebe com frequência a visita de pesquisadores, alunos da rede escolar municipal e outras pessoas que desejam apreciar a beleza da caatinga.
Ainda no interior da Paraíba, em Imaculada, o projeto Pão Nosso de Cada Dia distribui pães para famílias de baixa renda e usa sacolas retornáveis para diminuir a quantidade de plástico descartada no meio ambiente. No Brasil, cerca de 1,5 milhão de sacolinhas são distribuídas por hora. Apesar de sua praticidade, o consumo excessivo de sacolas plásticas é um dos maiores vilões do meio ambiente, devido seu alto custo ambiental.
Em Pernambuco, na comunidade São José do Egito, a casa da dona Maria de Fátima e do seu José Adalberto chama a atenção dos vizinhos, que colocaram na moradia o apelido de “A casa do mato”. Além de conservar a vegetação nativa ao redor da casa, a família cria em sua propriedade de menos 0,5 hectares cabras e galinhas e cultiva uma variedade de plantas sem o uso de agrotóxicos. A família recebe apoio e incentivo da ONG Diaconia.
A série Boas Práticas no Sertão exibe essas e outras iniciativas que tem como objetivo cuidar do meio ambiente, fazer uso responsável dos recursos naturais e melhorar a qualidade de vida de famílias e comunidades. A série faz parte da Campanha Renovar Nosso Mundo, um movimento global de inspiração cristã em busca de um mundo transformado e justo. Seis episódios da série já estão disponíveis AQUI
Renovar Nosso Mundo: Um movimento por um mundo mais justo e solidário
A campanha Renovar o Nosso Mundo é um movimento global de inspiração cristã que anseiam por ver o mundo de Deus renovado. A filosofia da campanha baseia-se no princípio que a intenção de Deus para o mundo é que ninguém passe fome e sede ou viva oprimido, que o mundo criado por Deus é mais do que suficiente para sustentar toda a criação, e que a criação de Deus é uma dádiva, da qual é preciso cuidar e proteger. A campanha visa ainda sensibilizar e mobilizar igrejas para ações de cuidado ambiental e da chamada “economia restaurativa” – uma economia baseada nos princípios de justiça e sustentabilidade.
Saiba mais sobre a Campanha Renovar Nosso Mundo: AQUI.

Nenhum comentário:
Postar um comentário