20/02/19

Audiência pública para debater situação do Disque-Denúncia Agreste


Nesta quarta-feira (20), a Câmara Municipal de Caruaru realizou uma audiência pública para debater a situação do Disque-Denúncia Agreste, que vem sofrendo com a falta de recursos e corre o risco de fechar.

A mesa foi composta com a Secretária de Ordem Pública, Karla Vieira; a Secretária de Políticas Para Mulheres, Juliana Gouveia; o 2º Tenente Souza Silva, representando o Tenente Coronel Menezes, Comandante do Biesp; o Dr Fernando Júnior, presidente da OAB Seccional Caruaru e Janeilda Rodrigues, Coordenadora do Disque Denúncia. Além do vereador Rozael do Divinópolis (PRTB), autor da propositura e do presidente da Casa Lula Torres (PSDB).

Karla Vieira

Representando a prefeita, ao usar a tribuna, Karla Vieira, destacou a importância do serviço para mais de 100 cidades em todo o estado. “Através do Disque-Denúncia, foram realizadas mais de 1.400 prisões, mais de duas mil armas tiradas de circulação. A prefeita Raquel Lyra, desde que assumiu a gestão, é parceira desta entidade e sabe de sua grande importância. Prova disso é o engajamento do órgão nos Conselhos de Segurança Cidadã (CONSEC) e no Comitê Juntos pela Segurança. A prefeitura repassa um valor mensal de R$ 12 mil reais”, afirmou a secretária.

Janeilda Rodrigues
Já Jane Rodrigues, coordenadora do Disque-Denúncia, aproveitou a oportunidade para explicar as pessoas que acompanhavam a audiência, como surgiu o órgão e destacou a confiança da população no momento da ligação. “As pessoas ficam bem tranquilas quando entram em contato com o serviço, a garantia do anonimato já fez com que vários casos fossem resolvidos. Os moradores de Caruaru buscam qualidade de vida e a diminuição da violência. Agradecemos muito o aporte da prefeitura, se não o trabalho já teria chegado ao fim”, pontuou.

Rozael Divinópolis
O vereador Rozael do Divinópolis (PRTB), reforçou a dedicação do órgão municipal na manutenção do serviço. “É através do Disque-Denúncia que a Polícia desvenda crimes, apreende armas e drogas. Não podemos deixar que este serviço tão importante para Caruaru e região feche as portas. Precisamos unir os órgãos municipais, estaduais e federais em prol disso. O compromisso da prefeitura é muito grande com este serviço. A prefeita Raquel Lyra vem fazendo a sua parte”, discursou na tribuna o vereador.


Registraram presença outros vereadores: Allyson da Farmácia, Edjailson da Caru Forró, Presbítero Andrey Gouveia, Sérgio Siqueira; Pierson Leite e Heleno Oscar.

Por parte da prefeitura: Hélio Júnior, Secretário Executivo de Comunicação; Lino Portela, Secretário Executivo de Governo; Paulo Augusto, Assessor Jurídico da Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e a secretária Perpétua Dantas; Valdir Tibúrcio, Gerente Geral da Secretaria de Ordem Pública.

Foi percebido a ausência dos deputados caruaruenses neste importante momento de discussão, ainda assim, estavam presente os advogados Eduardo Florêncio e Wesley Gouveia representando o Deputado Estadual Erick Lessa; o Dr Marcelo Cumarú, representando o Deputado Estadual Tony Gel; Augusto Neto, representando o Deputado Federal Fernando Rodolfo; e Marcílio Santos, representando o Deputado Estadual José Queiroz.

Ainda sobre o registro de presença, o ex-vereador Jaelson Tenório e o professor Arnaldo Dantas, os advogados André Oliveira e Arijaldo Carvalho, Assessores Jurídicos do Disque Denúncia; Eduardo Dantas - Presidente da Associação Caruaruense dos Trabalhadores Autônomos; Luciel Emerson - Presidente Municipal do PRTB; Ivânia Porto - Vice-Presidente da ACIC e Adrielmo de Moura, Coordenador do Esccritório de Práticas Jurídicas da ASCES.

Nenhum comentário: