18/02/19

Crônicas e Poesias - Quando a inspiração chega do nada. por Nelson Lima


Era tarde de qualquer dia, tardinha pra ser mais preciso. 
O sol lindamente se pondo e eu fitando-o encantado, no alpendre de um chalé, deitado numa rede. Fui parar ali não por escolha e sim por impulso do devaneio, ou seja, estava em estado de espírito de quem se deixa levar por lembranças,  sonhos  e   imagens.  

Tentava terminar um conto, poesia, ensaio e a mente travou. 
Perturbações outras me vieram à memória e me roubaram a inspiração. 
A tarde estava se indo e cortejando a noite. Eis que chega uma amiga cortejando meus pensamentos! Fiquei sem saber se era ou não era. 

Já teria dormido e era sonho? 

Nada, era real mesmo. Uma amiga uns quarenta anos mais nova, bem podia ser minha neta, neta atenciosa embalando a rede do vô desvaneado. 

Tinha chegado de surpresa? 

Tinha chegado por acaso?   

Para mim não interessava, saltitei da rede e a abracei afetuosamente.
Preparei um lanche, conversamos e lhe mostrei os textos inacabados. Pronto, era do que precisava. Parceria perfeita. Ela foi falando... 

Falando e eu anotando... anotando. Enfim, texto pronto. 
E saímos a relaxar passeando e curtindo a paisagem serrana da noitinha.


Contemplando a fauna e suas espécies. Nas árvores os pássaros se aninhando.
Céu limpo e bem estrelado. Qual mente não agradece um momento de descanso desses? Os órgãos dos sentidos ficam arejados. 
O pensar, a atenção, o raciocínio, a memória, o juízo, a imaginação, o pensamento, o discurso, a percepção visual e audível, a aprendizagem, a consciência, as emoções... 
Sim, já era uma emoção estar com ela naquelas circunstâncias. Em filosofia estuda-se a mente e o pensamento tendo por ponto de partida a cognição. 

E acreditem, nossos neurônios estavam revigorados, as sinapses pipocando ideias. 
Olhamos um para o outro e sem precisar dizermos nada, corremos para o chalé.
Pela noite e madrugada escrevendo e escrevendo e escrevendo. 

A sabedoria não se transmite, é preciso que a gente mesma a descubra depois de uma caminhada que ninguém pode fazer em nosso lugar, e que ninguém nos pode evitar, porque a sabedoria é uma maneira de ver as coisas.  
(Marcel Proust)

2 comentários: