15/02/19

Gestores culturais debatem desafios do setor com Secretário Especial

Os principais desafios do setor cultural em 2019 foram apresentados nesta quarta, durante a Assembleia Geral do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados. O secretário especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires, recebeu gestores culturais de todo o País, na sede da Frente Nacional de Prefeitos, em Brasília (DF). Entre os assuntos debatidos no encontro, se destacaram as perspectivas de adequações na Lei Rouanet e o Fundo Nacional da Cultura.
“Sei das dificuldades de quem está lá na ponta, pois já estive neste mesmo lugar. Essa visita é de aproximação, nosso gabinete está aberto para todos os secretários do País. O grande desafio agora é pacificar o setor”, avaliou Pires. O secretário destacou estudos para ampliar o incentivo fiscal do setor cultural para fora do eixo Rio-São Paulo, com o objetivo de criar um público cativo para exposições, espetáculos e eventos culturais em todo o País.
Além de fortalecer o Fundo Nacional da Cultura, Pires também mencionou o reforço a ser empenhado em relação às emendas parlamentares, junto ao Congresso Nacional. O secretário lembrou que essas emendas são efetivas para complementar o orçamento destinado a programas e projetos vinculados à Secretaria Especial da Cultura.
O presidente do Fórum Nacional, Vicente Cavalcante Palmeira, reforçou a importância da proximidade entre a Secretaria Especial e os gestores municipais. “É preciso que haja um foco nesse sentido e estamos aqui, à disposição, porque essa briga também é nossa”, pontuou.

Nenhum comentário: