No dia 1º de março de 1893, concluía-se, em Caruaru, o cumprimento de todas as exigências da famosa Lei nº 52 - Lei Orgânica dos Municípios de Pernambuco que havia sido sancionada a 15 de agosto de 1892.
Segundo Nelson Barbalho, na ocasião, o primeiro prefeito constitucional eleito, MAJOR JOÃO SALVADOR DOS SANTOS foi recebido em sessão extraordinária do Conselho Municipal, anunciando a conclusão dos trabalhos de instalação da Prefeitura, nomeação de cargos relevantes e criação dos primeiros distritos.
Ao final da sessão, o Prefeito teria declarado solenemente e em definitivo, a AUTONOMIA MUNICIPAL DE CARUARU, com a criação do MUNICÍPIO.
O que ocorreu a 18 de maio de 1857 foi a elevação da VILA de Caruaru a categoria de CIDADE, mas ainda sem autonomia política.
Comemoremos ambas, mas sabendo o significado de cada uma.
Referendando a importância da data, um grupo de caruaruenses preocupados com a preservação da nossa memória e capitaneado pelo ex-prefeito Anastácio Rodrigues, fez fundar a 1º de março de 2008 o INSTITUTO HISTÓRICO DE CARUARU - IHC.
Em 2012, por iniciativa do Instituto, foi sancionada a Lei Lei nº 5.233, instituindo o 1º de Março como Data Magna do Município.
Fotos: Major João Salvador dos Santos e sua família, em raro registro do século XIX.
Acervo: IHC/Família Salvador dos Santos.
*Walmiré Dimeron é escritor, historiador e museólogo



Nenhum comentário:
Postar um comentário