Esses são dias trabalhosos e difíceis, ainda bem que não chega a uma semana.
Nem o mês de junho que tem quase trinta dias de festa, tem tanta euforia assim. Vejo o carnaval como uma festa qualquer entre tantas que ocorrem durante o ano, mas, também vejo que é uma festa de excessos e via de regra, causado por bebidas alcoólicas que neutraliza o bom senso e torna o carnaval uma festa de satúrnias que acabavam, invariavelmente, em muito sexo (Por isso, essa confusão literal de "Festa da Carne").
Satúrnias - Que é referente ao planeta Saturno. No sentido figurado, significa orgia. Teu olho, tua boca, teu semblante, Escondem um veneno fácil para ti ocultar; Vivificante e mortal; É isso que és para tua presa saturnal.
Pesquisando encontrei que na Antiguidade, os desfiles públicos oficiais eram restritos às conquistas guerreiras, recontadas de forma alegórica, enquanto os desfiles festivos eram de cunho religioso ou mítico.
Com o passar do tempo, houve fusões e influencias de outras culturas mediterrâneas, mas o sentido de "corso" e "desfile" se manteve, sempre com a presença dos "Carros Navais", mais tarde, denominados genericamente de "Carros Alegóricos".
Curti o carnaval caruaruense nos fins dos anos 60 e recordo-me do povo, jogando água e água-de-cheiro uns nos outros, fazendo brincadeiras e cantando uma marchinha que dizia:
Vamos partir
Sacudindo flores
Adeus terrinha Santa
Caruaru dos meus amores
O que marcou muito minha infância foi a Escola de Samba Unidos da Vila, que tinha como compositor oficial Luiz Macedo, por sinal meu tio irmão de minha mãe.
Mas também não perdia o desfile de troças, blocos, escolas de samba, clubes carnavalescos, maracatus, caboclinhos, bois de bandeira, Pé-de-Galo, A Mulher de Todos os Dias, Carnaval da Confraria da Sucata. Sapateiros em Folia, Motoristas, Vassourinhas, Mocidade em Folia, Palmeiras e 13 de Maio, Boi Bandeirantes, Zé de Donzinha, Maria Boi Brabo, Vovô, Zé Tatu e Cacho-de-Coco.
Creio que nesse tempo nem se pensava em “Festa da Carne”!
Eram manifestações brincantes em família, diversão com responsabilidade e respeito religioso.



Nenhum comentário:
Postar um comentário