01/04/19

Crônicas e Poesia - Em busca de dias melhores! por Nelson Lima


Quem nunca almejou dias melhores? Quem nunca fez ou faz por onde ter dias melhores? Ninguém merece ter dias piores, concorda comigo? Ao me observar e observar a correria por dias melhores das pessoas, fico a pensar o quanto (qualidade) temos que correr, como (métodos), com quem (parceria), por quem (afinidade), para quê (objetivo), por que (finalidade), até onde (quantidade). E vejo as correrias de todos e eu correndo também. São várias as direções e cada um construindo suas melhorias. Vejo os solteiros correndo como se fossem casados, vejo alguns casados correndo como se fossem solteiros e ainda os que correm como se tivessem mais de uma família pra manter. E vejo o vento no seu curso indo e vindo também.

Vejo o pai de família acordando antes de o galo cantar, pra só voltar à noitinha. Vejo a mãe de família seguindo essa mesma correria. Ambos dividem a responsabilidade de levarem os filhos pra Escola de Tempo Integral, depois disso cada um corre para lados opostos. Durante os cinco dias da semana a criança não recebe o genes da educação e caráter dos pais. Quem vai buscar os filhos pela tardinha? Os avós, e as crianças ficam com eles até mais ou menos às 23 horas. Pois pela noite os pais estão fazendo cursinhos, faculdade, academia... E aja correria. E vejo o vento no seu curso indo e vindo também.

Vejo adolescentes com vida adulta, na correria atropelam a juventude e já querem possuir coisas de adultos. Vejo crianças com vida de jovem, na correria atropelam a doce adolescência. Vejo os bebês com vida de criança, felizes por terem um celular, passou a fase de brincar na rua e nem perceberam. E vejo o vento no seu curso indo e vindo também.

Vejo os moradores da mesma rua se encontrando e dizendo: Há quanto tempo...
Vejo familiares se encontrando e dizendo: Nem tive tempo de ir para o funeral de...
Vejo o esposo falando para esposa: Você cortou o cabelo! Quando?
Vejo a esposa dizendo para o esposo: Trocou de carro! Desde quando?

E vejo o vento no seu curso indo e vindo também.

Não posso deixar de citar o escritor Salomão, o que governou Israel por cerca de 40 anos. Filho de David com Bate-Seba e portador de grande sabedoria, escritor de Provérbios e Eclesiastes, livros sapienciais da Bíblia. Cito o seguinte pensamento dele:

"Tenho visto tudo o que é feito debaixo do sol; tudo é inútil, é correr atrás do vento!" Eclesiastes 1:14.

Nenhum comentário: