Em vários noticiários é comum o uso de palavras como IDH, PIB e Mortalidade Infantil (MI). No entanto, muitos acabam ficando confusos e não conseguem entender o que significa essas siglas e conceitos. Portanto irei aqui de forma resumida explicar o significado destas siglas que representam indicadores muito importantes, para que todos os governos tenham um norte para saber como agir com as politicas públicas.
IDH: O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa de riqueza, alfabetização, educação, esperança média de vida, natalidade e outros fatores. É uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma população, especialmente o bem-estar infantil.
PIB: O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos em uma determinada região (qual seja, países, estados, cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.
Mortalidade Infantil: Mortalidade infantil consiste no óbito de crianças durante o seu primeiro ano de vida e é a base para calcular a taxa de mortalidade infantil que consiste na mortalidade infantil observada durante um determinado período de tempo, normalmente um ano, referida ao número de nascidos vivos do mesmo período.
*Rivio Xavier Jr. é professor historiador, analista de política internacional e assessor parlamentar.

Nenhum comentário:
Postar um comentário