![]() |
| O maior sonho de Mortina é ter amigos de sua idade para brincar |
Ler é um hábito e nada melhor que desenvolvê-lo quando ainda somos crianças. Existe uma infinidade de obras publicadas para esse público e essa lista tem o intuito de fazer algumas indicações que poderão te ajudar a selecionar as leituras dos seus filhos, familiares e amigos. Segue a lista com as sinopses das editoras:
MORTINA
Título original: MORTINA Tradução: Eduardo Brandão Capa: Barbara Cantini Páginas: 52 Editora: Companhia das Letras
A pequena Mortina quer, como qualquer outra criança, fazer amigos. Mas há um detalhe: ela é uma menina-zumbi, e sua tia Fafá Lecida não a deixa sair de casa… Até que o Dia das Bruxas chega e, com ele, a chance de Mortina se aventurar fora de casa.
Mortina é uma menina diferente de todas as outras: ela é uma menina-zumbi. Passa os dias no Palacete Decrépito com sua tia Fafá Lecida e seu inseparável amigo, o galgo albino Tristão. O maior sonho de Mortina é ter amigos de sua idade para brincar, mas sua tia nunca deixa que ela saia de casa, porque tem medo da reação dos humanos ao conhecerem a pequena zumbi. Para sua alegria, um dia a oportunidade perfeita aparece: o Dia das Bruxas, quando todas as crianças saem às ruas com as fantasias mais horripilantes. Mortina nem vai precisar trocar de roupa para encarar a maior aventura de sua vida.
MANU E MILA
Autor: André Neves
Capa comum: 32 páginas
Editora: Editora Brinque-Book; Edição: 1ª (25 de maio de 2018)
Céu anil, jardim florido, sol e nuvens branquinhas. Mila acordou inspirada e foi logo nomeando suas sensações com poesia. Sabia que aquela manhã deliciosa lhe traria um caminho: “Hoje é um dia perfeito para encontrar a alegria”, disse ao Manu, que logo contestou: “Mas onde encontrar a alegria?”. Em suas pequenas grandes convicções, eles foram, ao ar livre, procurar o que podia estar ali sob seus olhos. No alto de uma árvore, debaixo de uma joaninha. Manu achava uma coisa, a garota Mila encontrava outra. O que não sabiam é que essa busca tinha muito em comum: o viver, na delicadeza do que o outro nos apresenta.
OLÍVIA
Autor: Ian Falconer
Capa dura: 40 páginas
Editora: Globinho; Edição: 2ª (1 de julho de 2007)
Olivia é uma porquinha bem sapeca, que agita sem parar, sonha alto e topa todos os desafios. É uma menina hiperbólica: prova todas as roupas do armário, canta a plenos pulmões, constrói castelos de areia iguais ao Chrysler Building, pinta a parede do seu quarto imitando Jackson Pollock (para desespero de sua mãe). O que ela detesta mesmo é tirar uma soneca. Mesmo na hora de dormir, continua firme e forte, barganhando com sua mãe o número de livros a serem lidos na cama. Ao terminar a leitura, sua mãe dá-lhe um beijo e diz: “Sabe, você me cansa de verdade. Mas, de todo jeito, eu te amo.” E antes de adormecer e sonhar que é Maria Callas, Olivia responde: “Eu também te amo.”
Os três livros citados possuem muitas ilustrações que facilmente irão encantar crianças de todas as idades, principalmente as que estão aprendendo a ler. Todos podem ser encontrados em livrarias físicas e online.
Joyce Sueely é estudante de psicologia e fotógrafa. Responsável pelo instagram literário @estantedajoy.


Nenhum comentário:
Postar um comentário