Sobre o autor: Nascido Praga, em 1883, Franz Kafka foi um dos escritores mais influentes do século XX. Sua obra, quase toda escrita em alemão, é marcada por temas como alienação, opressão física e psicológica, desumanidade e conflitos familiares. Entre seus principais livros estão A Metamorfose, O Processo e Carta ao Pai. Tuberculoso, Kafka faleceu no sanatório de Kierling, perto de Viena, em 1924, sem o reconhecimento por seu trabalho.
A metamorfose é a obra mais célebre de Kafka e foi publicado em 1915. Logo no início o leitor é apresentado a ao caixeiro viajante chamado Gregor Samsa, que no momento está despertando de seus sonhos intranquilos e se percebe metamorfoseado em um grande inseto.
Gregor vive com os pais e a irmã e é provedor do lar, mas com a sua transformação, torna-se inviável levantar-se e ir trabalhar. E é aqui que a tensão começa, pois o livro foi escrito com notável realismo apresentando ao leitor as angústias do personagem ao perceber seu novo corpo e suas limitações, assim como a vergonha e o horror expressados pelos membros da família.
Esse livro é perturbador porque funciona como um retrato do ser humano e toca em temas que são dolorosos, como a solidão e hipocrisia humana. A história é curta e você possível de ler em um único dia. Recomendo para todos os amantes dos clássicos e aqueles que buscam começar a lê-los.
Pode ser encontrado em livrarias físicas e online em diferentes edições.
Joyce Sueely é estudante de psicologia e fotógrafa. Responsável pelo instagram literário @estantedajoy.


Nenhum comentário:
Postar um comentário