26/09/19

Clube do Filme - RAMBO: ATÉ O FIM por Mary Queiroz*


Sanguinário, violento e extremamente bom. É assim que podemos classificar o novo filme de Stallone, Rambo: Até o Fim. Somos agraciados com uma produção a qual foge totalmente aos padrões da atualidade e mais uma vez, temos uma bela história, também recheada de assuntos relevantes, coisa constante nos roteiros de Rambo. Stallone sabe como ninguém adaptar o herói as circunstâncias mais evidentes e polêmicas desde a guerra do Vietnã até os conflitos dos EUA na fronteira com o México, mote deste Rambo 5.

O tempo passou para Rambo, que agora vive recluso em um rancho. Sua vida marcada por lutas violentas ficou para trás, mas deixou marcas inesquecíveis. No entanto, quando uma jovem de uma família amiga é sequestrada, Rambo precisa confrontar seu passado e resgatar suas habilidades de combate para enfrentar o mais perigoso cartel mexicano. A busca logo se transforma em uma caçada por justiça, na qual nenhum criminoso é perdoado.

Quem conhece o personagem Rambo e assistiu os quatro filmes, já sabe que todos eles carregam em seu contexto, guerras, mortes, ação, sangue, lutas, tiros, explosões e superação de Rambo em todas as ocasiões. Personagem desenvolvido com uma simplicidade extraordinária, onde não há necessidade de um filme longo pra contar e mostrar sua essência e valores. Se no primeiro filme, conhecemos o herói de guerra, esquecido pelo seu país tentando adaptar-se ao mundo no qual ele não pertence, enfrentando preconceitos, injustiças e perseguições. Mesmo com esta realidade, Rambo é apresentado como uma máquina de matar, um verdadeiro exército de um homem só, o qual se vê solitário e perdido num mundo que o rejeita como escória. Com suas próprias palavras, ele narra o quanto a sociedade é cruel e o quanto sofre por mal conseguir um emprego como manobrista, enquanto na guerra, era um combatente que pilotava helicópteros, manuseava armamento pesado, sabia táticas de sobrevivência na guerra. No segundo filme, o vemos pagando o preço pelos seus atos, numa prisão até o momento no qual é convocado para apenas fotografar supostos prisioneiros americanos. A missão dá errado e ao deparar-se com soldados americanos sofrendo as mais duras torturas, o patriotismo de Rambo vem à tona e ele resolve salvar aqueles homens. Desta vez, a luta era pelo seu país. No terceiro filme, aparentemente longe dos horrores sofridos nos conflitos dos filmes anteriores, Rambo parece estar em paz consigo, buscando um equilíbrio interior num mosteiro budista. Até que mais uma vez, seu passado vem à tona através de mais um convite para outra missão. Rambo prefere recusar, então seu amigo, o Coronel Trautman tenta cumprir a missão em seu lugar, mas ele é capturado e com isso, o governo americano resolve esquecer o veterano soldado nas linhas inimigas. Mas quando Rambo fica sabendo, resolve intervir para salvar o seu único amigo. No quarto filme, novamente tentando levar uma vida pacifica na Tailândia, ele se envolve com missionários tentando levar medicamentos e comida para a tribo Karen e precisam passar pelas minas terrestres escondidas pelo caminho que leva ao campo de refugiados. Depois de muita insistência, Rambo aceita levá-los, porém, um tempo depois, o grupo é sequestrado pelo exército birmanês e o herói terá de resgatá-los. Por mais que o velho ex-combatente procure evitar conflitos, os conflitos sempre estão perto dele. E neste quinto filme, tudo indicaria o encontro com a tão procurada paz para este velho soldado. Porém, alguém mexe com alguém da sua família, fazendo seu espírito de combate o chamar pra ação.


Rambo: Até o Fim, nos entrega um personagem bem desenvolvido, maduro, consciente de sua trajetória e de sua importância no cinema e na vida dos fãs. Foi através disto, que usaram a vingança pessoal do protagonista como ingrediente principal na trama. Rambo, agora precisa e quer lutar numa guerra sua. Desta vez é extremamente pessoal. Por aí, já dá pra sentir o quanto seus inimigos vão sofrer e o quanto o espectador vai vibrar ao assistir uma obra que entrega o melhor dele em ação. Lutas, perdas, preparação para o ataque, um ambiente totalmente diferente dos outros filmes e mais que isso, ele sozinho, mais sozinho mesmo em todos os sentidos. O filme tem ritmo, adrenalina, drama, sofrimento, ação, tem as melhores mortes e muita violência. Violência e sofrimento retratados com veracidade, responsabilidade e sensibilidade. Muita sensibilidade mesmo pra percebemos o quanto é complexo este personagem, em sua profunda e ferida existência, mesmo tentando manter-se distante dos conflitos e traumas interiores. Como em suas próprias palavras, o mundo é horrível, e as pessoas que são más, nunca mudam. A mesma reflexão ele toma para si, quanto na última cena, sentado numa cadeira de balanço, seu olhar se perde diante do quadro instaurado naquele momento. É a dor, é a solidão, é a sede da vingança é toda sua vida repassada mais uma vez na mente, num misto de agonia e raiva, tentando de novo, se recompor e reconhecer quem realmente ele é. É forte, é simbólico, é profundo, é o Rambo que já conhecemos e adoramos.

Rambo: Até o Fim entrega a melhor parte da história do personagem, com excesso de violência que não é apresentada de forma gratuita. Cada bala, cada porrada, cada facada dada, possui uma motivação e são destinadas a pessoa certa. Talvez o filme não faça tanto dinheiro como deveria, mas é sem dúvida, um filme que merece ser visto com um olhar mergulhado na personalidade deste grande personagem que, aparentemente, encerra sua carreira no cinema.
#Assista
#RamboAtéoFim
#Filmenota9

PROGRAMA CLUBE DO FILME

Neste sábado, 13h, na Rádio Cultura do Nordeste, tem o seu programa de cinema CLUBE DO FILME, comandado por Edson Santos e Mary Queiroz.
E mais uma vez, estaremos comemorando MAIS UM ANIVERSÁRIO DE TEX WILLER, este grande personagem das histórias em quadrinhos e suas aventuras no velho oeste. Nos estúdios da Cultura, receberemos os PARDS: Zenaldo Nunes, Bento Gomes, Felipe Santos e Diogo Gomes. Quais as novidades sobre este personagem? Como estão programadas as comemorações no Brasil? Como se explica o fato de um personagem do velho oeste, se manter tão atual? 
Tudo isso e muito mais, no Clube do Filme. Ouça pelo site: www.radioculturadonordeste.com.br. Acompanhe ao vivo pela LIVE do Facebook: www.facebook.com/RadioCultura1130. Em Caruaru e região, sintonize 96,5 FM.

PROGRAMAÇÃO DO CENTERPLEX CINEMAS 
DE 26/09/2019 a 02/10/2019

CARUARU 01
PREDADORES
- PREDADORES ASSASSINOS DUB =ESTREIA=
SUSPENSE - Dublado - 16 Anos - Duração: 87min.
Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 15h45 - 17h45 - 19h45 - 21h45
Sáb., Dom., Feriado: 15h45 - 17h45 - 19h45 - 21h45

CARUARU 02
ABOMINAVEL
- ABOMINAVEL 3D DUB =ESTREIA=
ANIMAÇÃO - Dublado - Livre - Duração: 97min.
Qui., Sex., Seg., Ter.: 16h15 - 18h30 - 20h45
Sáb., Dom., Feriado: 16h15 - 18h30 - 20h45
Qua.: 16h15 - 18h30
- ABOMINAVEL DUB =ESTREIA=
ANIMAÇÃO - Dublado - Livre - Duração: 97min.
Sáb., Dom., Feriado: 14h00
Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 14h00

CARUARU 03
AD ASTRA

- AD ASTRA DUB =ESTREIA=
FICÇÃO CIENTIFICA - Dublado - 14 Anos - Duração: 123min.
Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 14h00 - 21h00
Sáb., Dom., Feriado: 14h00 - 21h00
- CORINGA DUB =PRÉ-ESTREIA=
DRAMA - Dublado - 16 Anos - Duração: 121min.
Qua.: 20h30

- RAMBO ATE O FIM DUB (WMIX)
AÇÃO - Dublado - 18 Anos - Duração: 100min.
Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 16h40 - 18h50
Sáb., Dom., Feriado: 16h40 - 18h50
CARUARU 04

- O REI LEAO DUB (DISNEY)
AVENTURA - Dublado - 10 Anos - Duração: 120min.
Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 14h30
Sáb., Dom.: 14h30

- CORINGA DUB =PRÉ-ESTREIA=
DRAMA - Dublado - 16 Anos - Duração: 121min.
Qua.: 21h30
- IT CAPITULO DOIS DUB (WARNER BROS)
TERROR - Dublado - 16 Anos - Duração: 169min.
Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 17h00 - 20h30
Sáb., Dom., Feriado: 17h00 - 20h30


AS ESTREIAS DA SEMANA

ABOMINÁVEL
Quando a adolescente Yi (Chloe Bennet, Agentes da SHIELD da Marvel) encontra um jovem Yeti no telhado de seu prédio em Xangai, ela e seus amigos travessos, Jin (Tenzing Norgay Trainor) e Peng (Albert Tsai), o nomeiam "Everest". e embarcam em uma jornada épica para levar a criatura mágica de volta para sua família no ponto mais alto da Terra. Mas o trio de amigos precisará estar sempre um passo à frente de Burnish (Eddie Izzard), um homem rico com a intenção de capturar um Yeti, e da zoóloga Dr. Zara (Sarah Paulson) para ajudar Everest a voltar para casa.
Filme de animação e aventura produzida por DreamWorks Animation e Pearl Studio. Escrito e dirigido por Jill Culton e Karey Kirkpatrick e co-dirigido por Todd Wilderman e Tim Johnson, e com as vozes de Chloe Bennet, Albert Tsai, Tenzing Norgay Trainor, Eddie Izzard, Sarah Paulson, Tsai Chin, Michelle Wong e Danny Trejo.

ADA ASTRA – RUMO AS ESTRELAS
O astronauta Roy McBride (Brad Pitt) viaja para além do sistema solar em busca do seu pai (Tommy Lee Jones), desaparecido há mais de 30 anos, numa expedição mal sucedida, enquanto tenta desvendar um mistério que ameaça a sobrevivência dos seres humanos no planeta Terra. Na sua jornada descobrirá segredos que desafiam a natureza da existência humana e o seu lugar no cosmos.
Filme de drama, aventura e ficção científica americano, produzido, co-escrito e dirigido por James Gray. Estrelado por Brad Pitt, Tommy Lee Jones, Ruth Negga, Liv Tyler e Donald Sutherland, conta a história de um astronauta que parte para além dos limites do sistema solar em busca do seu pai e duma solução para impedir uma perigosa experiência que ameaça a raça humana.
O projeto foi anunciado no início de 2016, com Gray explicando que queria criar "a representação mais realista das viagens espaciais que foi colocada num filme". Brad Pitt assinou contrato para protagonizar no papel principal em abril de 2017, e o resto do elenco se juntou no final daquele mesmo ano. As filmagens começaram em Los Angeles, em Agosto, durando até Outubro.
Ad Astra teve a sua estreia mundial no Festival de Veneza a 29 de agosto de 2019 e está programado para ser lançado nos Estados Unidos a 20 de setembro de 2019 pela 20th Century Fox. Recebeu críticas positivas dos críticos, com cerca de 83% de aprovação no website Rotten Tomatoes, e vários elogios unânimes sobre o desempenho de Brad Pitt.


PREDADORES ASSASSINOS
Uma mulher e seu pai ferido ficam presos pelas águas da enchente em sua casa durante um furacão. Com a tempestade aumentando, eles logo descobrem uma ameaça ainda maior do que a água: um ataque implacável de um bando de jacarés gigantes.
Filme de terror americano de 2019 , dirigido por Alexandre Aja e escrito por Michael e Shawn Rasmussen. É estrelado por Kaya Scodelario e Barry Pepper como filha e pai, que junto com seu cachorro são caçados por jacarés depois de ficarem presos em sua casa durante um furacão de categoria 5 .
O filme foi anunciado em maio de 2018, com Sam Raimi produzindo através de sua faixa da Ghost House Pictures e Aja como diretor. Scodelario e Pepper se juntaram ao elenco em julho de 2018, com outros atores sendo adicionados no final do verão. A fotografia principal começou em agosto de 2018 e finalizada em setembro de 2018.
O filme foi lançado nos Estados Unidos em 12 de julho de 2019 pela Paramount Pictures . Ele arrecadou US $ 86,6 milhões em todo o mundo e recebeu críticas positivas em geral, com os críticos elogiando as performances (particularmente Scodelario) e chamando de "gratificante e muito divertido".
CORINGA
CORINGA =PRÉ-ESTREIA=
Filme estadunidense de suspense psicológico de 2019, dirigido por Todd Phillips, que co-escreveu o roteiro com Scott Silver. O filme, baseado nos personagens da DC Comics, é estrelado por Joaquin Phoenix como o Coringa. Distribuído pela Warner Bros. Pictures, faz parte da DC Black, uma série de filmes baseados nos personagens da DC separados do Universo Estendido DC. Joker é ambientado em 1981 e segue Arthur Fleck, um comediante de stand-up fracassado que é levado à loucura e se envolve em uma vida de crime e caos em Gotham City. Robert De Niro, Zazie Beetz, Frances Conroy, Brett Cullen, Marc Maron, Bill Camp, Shea Whigham, Glenn Fleshler, Douglas Hodge e Brian Tyree Henry, entre outros, aparecem em papéis coadjuvantes.

O desenvolvimento de um filme independente do Coringa começou em 2016 e foi confirmado em agosto de 2017, depois que a Warner Bros. e a DC Films decidiram enfatizar a natureza compartilhada do Universo Estendido DC. Phillips dirigiu, produziu e co-escreveu o roteiro — inspirado nas obras de Martin Scorsese e no romance gráfico Batman: The Killing Joke (1988) — com Silver. Scorsese foi ligado à produção no início da produção do filme, mas deixou de lado devido a outras obrigações. Phoenix se apegou ao projeto em fevereiro de 2018 e foi escalado em julho com a maioria do elenco assinando em agosto. As filmagens começaram em setembro de 2018, ocorrendo em Nova Iorque, Jersey City e Newark e foram concluídas em dezembro do mesmo ano.

Joker estreou no 76º Festival Internacional de Cinema de Veneza em 31 de agosto de 2019, onde recebeu o Leão de Ouro e está programado para ser lançado nos Estados Unidos em 4 de outubro. Foi bem recebido pela crítica, com elogios especiais para a performance de Phoenix.

Confira o Trailer:

Mary Queiroz - apresenta com Edson Santos o Programa Clube do Filme aos sábados, 13 horas na Rádio Cultura do Nordeste. Também transmitido pelo site: www.radioculturadonordeste.com.br E ao vivo pela LIVE do facebook: www.facebook.com/RadioCultura1130.



Nenhum comentário: