12/03/22

Análise: Apesar de derrota, Caruaru City mostra evolução defensiva por Davi Vasconcelos*

Defesa do Caruaru City, atuando contra o Náutico. Foto: Diego Lambretinha / Caruaru City

Apesar de ter neutralizado as ações do Náutico, fazendo com que o volume de jogo do Timbú fosse por meio de cruzamentos e algumas tentativas de finalização de fora, Caruaru City voltou a sofrer com o fantasma da bola aérea.

A neutralização pode ocorrer, graças à compactação do meio-campo do Leopardo, que dessa vez, aconteceu. O espaço deixado entre linhas, foi bem menor, em relação ao início da competição.

Agora vamos à falha que resultou na derrota: A melhora da bola área defensiva, em boa parte da partida, não foi o suficiente para evitar o tropeço. Em jogos contra adversários superiores, o equilíbrio e constância são fundamentais. O Leopardo marca de forma mista a bola parada área do adversário, e o melhor posicionamento dos jogadores mais altos, nas zonas corretas, ajudou muito. Porém, o jogo só acaba quando terminar, né !? Os defensores esqueceram isso e deixaram Richard Franco aos 46 minutos do segundo tempo, cabecear sozinho na primeira trave, sem chance de defesa para de Igor Leornado.

Já lá na frente, o ataque passou batido (primeira vez no competição). Além da pouca posse de bola para ajudar na criação, o time também não conseguiu ter grande eficiência no contra-ataque. A falta de verticalidade e aproximação em velocidade, quando o time retomava a bola, foi um dos fatores. Mesmo assim, o time conseguiu assustar em alguns momentos, quando soube trabalhar melhor o espaço do campo. Uma escolha interessante do técnico Thyago Marcolino, foi usar Tiago Costa e Edvaine Moura juntos pelo lado esquerdo. Funcionaram bem, e devem seguir a dobradinha (apesar que Tiago Costa necessitar mostra mais serviço). Já o atacante Berg, mostrou que vindo do banco, tem mais utilidade que iniciando o jogo.

Dando as devidas proporções de elenco e tradição, o Caruaru City se comportou bem e evoluiu defensivamente. O equilíbrio entre defesa e ataque parece que finalmente se aproxima.

Leopardo encerra a participação na primeira fase do estadual contra o Vera Cruz, em Caruaru, na próxima quarta-feira. A vitória é essencial para aumentar as chances de competição nacional no ano que vem.

Destaque individual: Igor Leornado (goleiro do Caruaru City). Mostrando evoluir cada vez mais e ficando mais seguro também. Fez boas defesas.

Enfim! É o que temos pra hoje.

* O artigo não expressa necessariamente a opinião deste Blog. Essa coluna é publicada todo sábado.


Nenhum comentário: