20/03/22

Análise: Em tarde sem inspiração, Caruaru City fecha primeira participação no Pernambucano. por Davi Vaconcelos*

Foto: Ellen Galvão/Caruaru City

O Caruaru City viajou até o Recife com a missão de fazer história e chegar à semifinal do Campeonato Pernambuco 2022. Pela frente, o Leopardo teve o Santa Cruz.

De cara, a tarefa já não era fácil. Porém, a boa atuação da equipe tricolor dificultou ainda mais a vida dos visitantes. Apesar do primeiro tempo ter terminado sem gols, o Santa Cruz conseguiu ser mais imponente na segunda etapa, marcar três gols,com Rafael Furtado e Esquerdinha (2 vezes), e controlar o resultado.

Agora vamos analisar os noventa minutos:

Primeiro tempo: A postura do Caruaru City na primeira etapa não surpreendeu. A equipe buscou a marcação por encaixes em bloco médio, evitando perseguições individuais longas. A partir de um bom preenchimento do meio-campo, o time dificultou a vida do Santa Cruz, que teve que buscar o jogo pelos lados do campo. Sem conseguir encaixar contra-ataque, nem colocar seus jogadores mais habilidosos no mano a mano, o Leopardo teve sua melhor chance na etapa inicial com um chute de Candinho de fora da área, que passou com perigo. Vale destacar as boas defesas do goleiro Igor Leornado, que foi responsável pelos primeiros 45 minutos sem gols. A dificuldade de interceptar a criação do Santa Cruz, após o time mandante passar do primeiro bloco de marcação, acabou sendo a maior dor de cabeça para o Caruaru City.

Segundo tempo: A postura mais ofensiva e intensa do Santa Cruz assustou o Caruaru City. Usando mais a referência de Rafael Furtado e conseguindo explorar mais as jogadas trabalhadas pelo meio até chegar aos pontas, o tricolor forçou o Leopardo a se fechar cada vez mais. Com isso, a atenção defensiva cobrou mais do time e talvez formar uma primeira linha de 5 fosse necessário, porém não foi o que vimos. E mais uma falha de bola aérea defensiva aconteceu: logo aos 5 minutos da etapa final, Rafael Furtado cabeceou sem estresse algum, para abrir o placar. As mudanças do técnico Thyago Marcolino, não surtiram efeito. Sem conseguir contra-atacar, e muito menos ter uma posse de bola produtiva, a reação do Caruaru City era cada vez mais improvável. Um pouco de ousadia era mais adequado, do que a manutenção de um esquema que não estava funcionando. O Santa Cruz ampliou aos 27 e 46 do segundo tempo (ambos os gols marcados por Esquerdinha).

Opinião sobre a campanha:

A campanha do Caruaru City é memorável. A primeira participação do clube na primeira divisão está mais perto do sucesso do que do fracasso, sem dúvidas. As contratações não surtiram tanto efeito.Nomes como Tiago Costa e Mailson deveriam ter brilhado mais. A falta de um centroavante também pesou. De qualquer forma, com todas as limitações, o técnico Thyago Marcolino fez um grande trabalho. Além das quatros linhas e da área técnica, dentro do possível, vale mencionar a boa gestão do clube. Agora o Leopardo volta a campo em competições profissionais só em 2023.



Nenhum comentário: