08/02/23

Trajetória do ex-prefeito Anastácio Rodrigues é destaque na sessão plenária da terça-feira (7)

Os parlamentares da Câmara Municipal de Caruaru prestaram condolências pela morte do ex-prefeito Anastácio Rodrigues durante a sessão ordinária, ocorrida na tarde da terça-feira (7). Na abertura houve um minuto de silêncio. O político, que governou a cidade entre 1969 e 1973, também foi secretário de Educação e Cultura, vereador, bancário e líder estudantil, além de ter como legado a fundação do Instituto Histórico de Caruaru. Na ocasião, o vereador Jorge Quintino (SD) apresentou um voto de pesar, que foi subscrito pelos demais parlamentares. 

Em sua fala na tribuna, o vereador Leonardo Chaves (PSDB) lembrou a trajetória de Rodrigues, a quem conheceu em 1963, durante seu mandato de vereador. “Foi o prefeito que trabalhou pela cultura de Caruaru, em um período difícil, na ditadura. Entrou e saiu sem dinheiro da Prefeitura. Foi um exemplo de homem, político e cidadão na Capital do Agreste que tanto amava”, destacou o decano da Casa, que foi chefe de gabinete da Secretaria de Finanças ao longo do mandato de Rodrigues. 

ASSISTA:

Num discurso marcante e emocionado, o vereador Leonardo Chavesrelatou: "Quando eu cheguei aqui em 63 já encontrei Anastácio como vereador. Foi Secretário de Educação, e fazia parte daquela Câmara, na época  eram 13 vereadores, dos quais hoje vivo só tem dois: Carlos Toscano de Carvalho e nosso amigo Elias Soares da Silva." 

Foto: Vladimir Barreto/CMC

Anastácio veio a retornar à Câmara quando Chaves estava como presidente, à convite de Leonardo retornou ao Poder Legislativo como Secretário Executivo. Também foi lembrado a integridade e honestidade de Anastácio enquanto político: "Caruaru deve muito à Anastácio Rodrigues, foi um homem que entrou sem dinheiro e saiu sem dinheiro da prefeitura. sabemos que muitos políticos hoje no Brasil entram na política para se dar bem, e Anastácio entrou apenas para servir à Caruaru e o amor que ele tinha por Caruaru era fora de série"

Segurança


O vereador 
Cabo Cardoso (PP) destacou na tribuna que encaminhará um ofício solicitando a transferência da 2ª Companhia de Polícia, atualmente instalada no 4º Batalhão de Polícia Militar, para a antiga sede da 8ª Delegacia do Serviço Militar, localizada nas dependências do Tiro de Guerra de Caruaru. “Com isso, haverá uma maior incidência de viaturas na área central da cidade, trazendo tanto os 120 policiais da 2ª Companhia como o apoio motorizado da Rotam. O local será um ponto estratégico para a segurança do São João e de outras festas na Estação Ferroviária”, afirmou.

Além disso, o parlamentar também declarou que encaminhou uma indicação (Ind. 15/2023) ao Governo do Estado para a implantação de um Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri) em Caruaru, tendo em vista o combate aos crimes de roubos e furtos.


Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/


Nenhum comentário: