23/05/23

"Limolaygo Toype" por Teresa Raquel

No último dia 20 de Maio, estudantes da Disciplina Tópicos atuais em Educação- Educação e a temática indígena na escola, da Universidade Federal de Pernambuco-CAA, sob a direção dos Professores Sandro Guimarães (Antropólogo) e Saulo Feitosa (Coordenador do Curso e Indigenista do Brasil), realizaram uma aula de campo na Comunidade Indígena Xukuru do Ororubá em Pesqueira, Aldeia Pedra D’Água no Agreste de Pernambuco.

A aula aconteceu em decorrência da 23ª Assembleia dos povos indígenas, que em 2023 tem o tema “Limolaygo Toype: Preparando Mentes para Espalhar Sementes”.

A proposta do evento é o fortalecimento da luta dos povos originários e a preservação da terra e da cultura indígena.

A Assembleia que teve início na quarta-feira (17) e seguiu até o dia 20 de maio, buscou promover discussões, análise de conjuntura, momentos religiosos,  apresentações culturais, diálogos acerca da política social no Brasil e em Pernambuco, tiveram o intuito de ampliar a as filosofias, tradições e lutas cotidianas do Povo Xukuru.

A Assembleia contou com a presença da Ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara, Entre as representantes que estão participando do encontro estão: Sônia Guajajara (Ministra dos Povos Originários), 1ª Indígena eleita Deputada Federal, em MG, Célia Xakriabá e de Weibe Tapeba, Secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde. Estiveram ainda vários  povos indígenas do Brasil, a exemplo dos Fulni-ô, que habita o município de Águas Belas, de outros países (Peru, Argentina, entre outros), de instituições parceiras e agentes externos.

Entre a comitiva de estudantes estiveram presentes a Professora e Mestranda Teresa Raquel, Laerte Leonardo Pereira, Jeremias Santos, Camila de Melo Santana, Clarisse Beatriz Nascimento Ventura, Heloísa Germany e Caju, Carlos Alberto Magalhães, Ilzy, Leandro, Thaís Fátima Assis de Araújo, Deyse Karolyne Silva, Viviane de Fátima Aquino, Ana Maria da Silva Santos.




Nenhum comentário: