![]() |
Foto: Marcelle Santos |
Hoje em dia já podemos dizer que é bastante significativo o número de crianças, jovens e adultos que apresentam comportamentos característicos dos Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), e em muitos casos, associados a outras deficiências. Esse público precisa de um atendimento de qualidade, com vistas ao desenvolvimento de suas potencialidades, ao acesso aos apoios necessários para a melhoria de sua capacidade funcional e a sua inclusão na sociedade. Uma das linhas usadas para isso é envolver a família nesse atendimento, dialogando e compreendendo quais são as dificuldades compreendidas no dia a dia.
Sensível a essa questão, o vereador Jorge Quintino propõe a criação do Programa Servidor Amigo do Autista - PSAA, que trata da capacitação técnica de todos os servidores municipais de Caruaru no atendimento às pessoas com o Transtorno do Espectro Autista.
Além do treinamento, o poder Público Municipal poderá estabelecer convênios e parcerias com órgãos e entidades, públicas ou privadas, especializadas no atendimento à pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, para plena execução desta lei, de acordo com a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, Lei Federal n°12.764, de 27 de dezembro de 2012. lembrando que o curso de capacitação deverá ser gratuito e de acesso a todos os servidores municipais.
SALAS DE SILÊNCIO
O vereador Jorge Quintino também apresentará Anteprojeto para criação de salas de silêncio para autorregulação de alunos autistas e neuroatípicos nas escolas do município.
"A finalidade é garantir um espaço tranquilo, munidos de objetos reguladores adequados, com o intuito de aliviar sobrecargas sensoriais e evitar crises e comportamentos disruptivos", relata Quintino, acrescentando que "as necessidades de regulação sensorial variam de pessoa para pessoa, por isso é essencial adaptar as ferramentas de acordo com as preferências e necessidades individuais de cada autista."
Para o edil, a criação de salas de silêncio, nos moldes apontados no Anteprojeto de lei, é essencial para ajudar autistas a recuperar o equilíbrio sensorial e se sentirem mais confortáveis em seu ambiente e, consequentemente, garantir sua inclusão no sistema escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário