08/01/18

Gentileza Gera Gentileza | O funcionário Leitor Inovador para o crescimento do negócio. Artigo – Por: Prof. Fábio Junior da Silva




As principais empresas que investem no seu capital humano são consideradas no ranking nacional excelentes em gestão de acordo com a Revista Você S/A, se destacam como as melhores empresas para se trabalhar entre os critérios estabelecidos: imagem, clima organizacional, salários, benefícios e dos principais é o investimento em formação acadêmica e educação continuada através dos seus programas de gestão e indicadores de para atingir as metas do plano de carreira. 
O grande desafio das organizações de pequeno porte, médio e grande é trazer inovação alinhada com o intelectual do seu corpo humano. Foi assim, que criou-se os centros de desenvolvimento para pesquisa, estudos, soluções e criação de ideias para que a empresa não fiquem obsoletas no mercado que atua. 
Então fazendo um “trocadilho” a gentileza em investir nas pessoas com educação traz de retorno o que tanto a empresa precisa para o diferencial competitivo, redução de custos, aumento da rentabilidade, redução do absenteísmo, rotatividade dos colaboradores e crescimento de forma exponencial e vertical do negócio. Ao pensar “grande” algumas organizações criam suas próprias universidades e centros de estudos e pesquisas integrando com RH – Gestão de Pessoas. 
Para isso é preciso investir em bibliotecas e grupos de discussões sobre as necessidades e aprimoramentos das empresas, gerar sinergia, integração trazendo o colaborador para fazer parte do ambiente onde trabalha. Todos os meses distribuir livros para os departamentos para estimular o funcionário ser um – (leitor inovador), para alcançar suas metas pessoais e como consequência e organizacional. 
O enorme desafio das empresas não é o compromisso com a “folha de pagamento” é o resultado com a produtividade, pois é dela que se gera a receita e lucro. Outro ponto é custo logístico que parte do lucro vai “pelo ralo” criando um verdadeiro gargalo para solucionar o quebra-cabeça da empresa e dos funcionários. 
Treinar, capacitar e investir em educação não é prejuízo e nem despreza é lucro garantido, pois você irá gastar muito mais com os erros e equívocos daquele profissional sem “capacitação”. 
É fundamental o engajamento nesse processo para desenvolver o espírito da “gentileza gera gentileza” e entender que as pessoas precisam ser emponderadas nas funções que ocupam e fazendo se sentirem orgulhosas de está no time da empresa. 
Não podendo se esquecer da comunicação que é importantíssima para o crescimento e retenção de talentos. Até o dono devem ‘falar a mesma língua’ sem outros dialetos que soam ruídos e impedem os resultados. Aí sim, você terá os seus colaboradores com aquele papo-cabeça! Que é cara do dono, repleto de brilho nos olhos. 

Prof. Fábio Junior da Silva, ADM – CRA- 13.040. 
Professor universitário, pósgraduação MBA, pesquisador e ativista sustentável. 

Nenhum comentário: