21/04/18

A bandeira e o poeta Amaro Matias


Uma figura histórica e personagem de extrema importância pra história de Caruaru é o professor Amaro Matias.


Fonte: https://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/sinhazinha-jose-leao-e-amaro-matias-a-historia-edificada-em-caruaru.ghtml

Amaro Matias Silva, filho de José Massena Matias e Colaça das Dores Matias, nasceu em Água Preta-PE, no dia 21 de Fevereiro de 1922, e se fixou em Caruaru desde a década de 60, onde se destacou na área de educação. Professor, historiador, poeta, escritor de vários livros, diplomado em Ciências Sociais e Direito (1968) além de versado em inglês, latim e tupi guarani. Era um estudioso de etimologia e um defensor da língua tupi-guarani, tornava as conversas na sala de aula culturais sobre nomes e seus significados.
E foi ainda, membro fundador da Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras (ACACCIL).

Amaro foi filósofo, sociólogo, cronista e tinha uma grande conhecimento de heráldica (a ciência de descrever os brasões e as armas de escudo) e foi requisitado várias vezes para fazer brasões e bandeiras de escolas, colégios municipais e faculdades.

Inclusive, em 13 de Maio de 1972 foi instituída como símbolo oficial de Caruaru, essa bandeira que a gente conhece hoje. Amaro Matias a convite do então prefeito Anastácio Rodrigues é o autor da bandeira de Caruaru que foi apresentada ao público no aniversário da cidade no dia 18 de Maio de 1972.


Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bandeira_caruaru.jpg

A Bandeira

A constituição da bandeira começa com o pavilhão tricolor no background, verde, branco e vermelho, onde o verde (ocupa 50% do espaço a partir da base) representa um agradecimento à fertilidade da terra, o branco, uma celebração da paz, e o vermelho, um símbolo da coragem do povo.

Já na parte do escudo, o triângulo em azul representa a lealdade do povo, com o sol significando majestade, abundância e riqueza da terra. A faixa na cor amarela fala da nobreza, e a cruz em vermelho, simboliza a fé cristã. Já a faixa em vermelho (simbolizando coragem e destemor), traz um ramo de avelozes em homenagem ao fundador José Rodrigues de Jesus.
A coroa na parte de cima do escudo lembra as lutas pelo progresso e soberania da cidade, que lhe renderam a ama de “Princesa do Agreste”.

E as duas datas que aparecem na parte de baixo da bandeira se refere a data de elevação do povoado à vila (1848) e logo em seguida a data de elevação da vila à cidade (1857). Esse fato histórico inclusive de elevação da vila à cidade em 1857, Nelson Barbalho fala detalhadamente em seu livro “O País de Caruaru”.

Na bandeira, as datas são ladeadas por um ramo de louro (considerada a planta símbolo dos campeões, desde a Grécia Antiga) que lembra as vitoriosas batalhas travadas pelo desenvolvimento econômico da nossa cidade.


Amaro Matias de Caruaru

Amaro recebeu o título de Cidadão de Caruaru por reconhecimento aos serviços prestados e in memoriam foi agradecido com o Colar do Sesquicentenário. Em 2009, foi criado o Colégio Alumni Professor Amaro Matias Silva (Associação de Seniores DeMolay Para a República Federativa do Brasil) em Caruaru, e em 2012, foi inaugurada a Escola Municipal Professor Amaro Matias Silva, na Cohab 3 (atual bairro das “Rendeiras”, é porque eu gosto de chamar de Cohab 3) em Caruaru. Faleceu em Recife, depois de um AVC no dia 4 de Abril de 2002 aos 80 anos de idade.

Nenhum comentário: