10/06/18

MRS. DALLOWAY


Mrs. Dalloway é a obra mais famosa da escritora Virginia Woolf e é considerado um clássico da literatura inglesa e possui várias críticas aos costumes sociais ingleses. Virginia Woolf é hoje considerada uma das maiores escritoras do século XX e reconhecida na história da literatura como feminista e modernista.

A autora narra um único dia da vida da protagonista Clarissa Dalloway, uma senhora rica de mais ou menos cinquenta anos, que percorre as ruas da Londres de 1923 em busca dos preparativos para a festa que dará em sua casa naquele mesmo dia. Durante seu trajeto, Clarissa encontra amigos do passado e inúmeros flashbacks se misturam a narrativa, nos mostrando alguns eventos de sua juventude.


“Ela se sentia muito jovem; ao mesmo tempo, inconcebivelmente velha. Passava por tudo como uma faca afiada; ao mesmo tempo, ficava de fora, contemplando. Tinha uma sensação permanente, olhando os táxis, de estar longe, longe, bem longe no mar e sozinha; sempre era invadida por essa sensação de que era muito, muito perigoso viver, ainda que por um dia.” (p.28)
É um dia extremamente comum, na vida de pessoas comuns e não há nenhum acontecimento em comum. Clarissa não tem nenhum talento artístico ou intelectual. É uma mulher com poucas qualidades e frívola em muitos momentos. Mas dentro da cabeça dessa mulher esnobe, existem pensamentos conflituosos e profundos que nos levarão a reflexões sobre a existência e sobre as escolhas que tomamos.

Várias pessoas cruzam o seu caminho durante a sua caminhada, uma delas é um chamado Septimus, veterano da primeira guerra mundial. Os dois não se conhecem e não sabem da existência um do outro, mas esse homem também se torna um protagonista e suas histórias passa a correr em paralelo. Enquanto Clarissa ascende rumo a sua festa, Septimus sofre com os traumas da guerra e passa a comunicar a todos suas intenções de cometer suicídio.

As situações do livro são extremamente rotineiras, mas é a técnica literária do fluxo de consciência e a escrita cinematográfica da Virginia que torna a obra tão complexa e fora dos padrões. Apesar de possuir pouco mais de duzentas páginas, demorei mais que o comum para concluir a leitura, devido as dificuldades que surgiram no início até que fosse possível me ambientar na história e diferenciar cada personagem.

Um livro pioneiro na exploração literária do inconsciente humano. As opiniões são divididas, pois algumas pessoas dirão que é chato e confuso, mas se você se interessa por leituras com fluxo de consciência e estiver disposto a enfrentar as dificuldades iniciais, a leitura se tornará agradável e cada vez mais compreensível.


Detalhes da Edição:
Título original: Mrs. Dalloway 
Autor: Virginia Woolf 
Editora: Penguin Companhia 
Número de páginas: 235 
Ano: 2017 
Gênero: Literatura estrangeira 
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐

Nenhum comentário: