17/07/18

ARTIGO: LIVRARIA CULTURA – RECIFE ANTIGO CAPITAL PERNAMBUCANA PERDE ‘BERÇO’ DA LITERÁTURA. POR Prof. Fábio Junior da Silva



Colapso da educação no país chamado Brasil uma da mais importante livraria que sobrevivia em espaço patrimonialista na capital pernambucana fechas as portas: O que dizer? André Balaio escritor literário, contribui com sua escrita, e sua paixão por Recife, e recifense diz:
O fim de uma livraria é sempre algo terrível, ainda mais numa cidade carente como o Recife”. E ninguém pode negar que a Cultura do Paço Alfândega, fechada nesta sexta-feira, era um espaço agradável para encontrar amigos, tomar um café e folhear alguns livros. 

Por outro lado, a coisa por ali sempre foi problemática.
Era difícil encontrar livros bons fora do circuito de bestsellers. Os preços que a cadeia pratica são geralmente acima da concorrência. Isso sem contar que é uma empresa que paga mal aos funcionários e mantém uma relação predatória com as editoras, o que inviabiliza a parceria com as pequenas e independentes. 
Além disso, um amigo observou que a livraria nunca valorizou a cultura local. Outro lembrou que o dono foi a favor da reforma trabalhista e previdenciária e ainda disse que o Brasil não precisava de Ministério da Cultura. 
Sim, é de se lamentar o fechamento da Cultura do Paço.

Por seu significado para a cidade e pelo impacto que causará numa área (o Recife Antigo) ameaçada de voltar a um ciclo de decadência. 

Torçamos pelo surgimento de novas livrarias na cidade, talvez menores só que com mais espaço para livros de valor literário, mais identificado com a cultura local e com maior respeito à cadeia de produção literária e cultural.” Escritor André Balaio – rede social pessoal, 2018.

Conheça um pouco da história da celebre eterna CULTURA:
Livraria Cultura é uma livraria brasileira, fundada em 1947 por Eva Herz (1911-2001) no centro de São Paulo, mais especificamente na Rua Augusta. Atualmente, a Livraria Cultura está presente em 17 cidades do Brasil, como BrasíliaCampinasCuritibaFortalezaPorto AlegreRecifeRibeirão PretoRio de Janeiro e Salvador, além de ter uma loja Geek. Etc. Br na capital paulista.
História
Pioneira na venda de livros pela Internet no Brasil, possui um catálogo com aproximadamente 9 milhões de títulos em livros; 600 mil em música, filmes, games e revistas; 30 mil eBooks em português e 1,8 milhão de títulos de eBooks em outras línguas, além de obras de arte e cursos exclusivos. Com grande variedade de materiais em diversos idiomas. Dispõe, também, de loja online, com serviço de entrega para todo o país e exterior.
Presente em seis unidades da rede, o Teatro Eva Herz - com capacidade para até 200 pessoas cada um - oferece uma programação cultural com produções teatrais, debates e shows. Mensalmente, a Livraria Cultura publica a Revista da Cultura, distribuída gratuitamente em todas as lojas.
Na comemoração de seus 60 anos, em 2007, a Livraria Cultura renovou sua identidade visual e também sua visão como empresa. A unidade da Avenida Paulista foi reinaugurada em 21 de maio de 2007, no espaço antes ocupado pelo histórico Cine Astor, substituindo as quatro lojas menores existentes no Conjunto Nacional.
Com o tempo, as quatro lojas reabriram: uma, no final de 2007, abrigando apenas os livros de arte; entre 2008 e 2009, as outras três, em parceria com as editoras Companhia das Letras, Instituto Moreira Salles e Record, em um processo conhecido como varejo customizado.
Em 2013, a loja da Record fechou dando lugar à primeira unidade da Geek. Etc.Br e, em 2014, a loja do Instituto Moreira Salles mudou para outro endereço. No começo de 2016, a loja de artes e a Geek deixaram de ocupar as duas lojas externas. Os livros de fotografia e artes foram realocados para dentro da loja principal e a Geek passou a ocupar o espaço da antiga loja da Companhia das Letras. Em 19 de julho de 2017, a livraria adquiriu a operação da Fnac no Brasil sem revelar os valores. No final do mesmo ano a livraria adquiriu o marketplace de livros Estante Virtual. - https://pt.wikipedia.org/wiki/Livraria_Cultura - 2018.
Como diz: o Brasil voltou vinte anos em dois realmente? São notícias estarrecedoras a cada instante. É o país do desmantelo, da liquidação, e do retrocesso, até na iniciativa privada que tanto torceu pela mudança de governo a força.

Prof. Fábio Junior da Silva, ADM – CRA- 13.040. Professor universitário, pós-graduação MBA, pesquisador e ativista sustentável.

Nenhum comentário: