02/07/18

Artigo: Respeito no Ambiente de Trabalho e Vida Social – Educação, Princípios e Valores. Por Prof. Fábio Junior da Silva

Colunistas

As organizações por estarem muito aberta a um clima humanizado surgem às pessoas invasivas e desrespeitosas no ambiente de trabalho. Que por muitas vezes refletem diretamente na educação doméstica, ou seja, como você foi educado em sua casa.

Pessoas invasivas nas empresas são muito comuns se tornarem pessoas chatas e com pouco relacionamento corporativo. A diplomacia que foi de ser sincero e comprometido com o trabalho ao se colocar onde os colegas devem melhorar nas empresas para ampliar os resultados satisfatórios nos negócios.
Confesso que há pessoas que acreditam ser seu amigo em 24 horas. Confunde gentileza com invasão de privacidade e falta de respeito. Educação e cordialidade com intimidade. Simplicidade com humildade na questão do tratamento para valorizar todos com o mesmo respeito.
Em todos os lugares, inclusive nas organizações estamos nos relacionando, a maior parte do tempo, com outras pessoas.
 O respeito é um dos valores essenciais nas relações humanas. Cultivar o respeito por si e pelos outros permite que haja reconhecimento, aceitação, apreciação e valorização das qualidades do próximo e de seus direitos. Em outras palavras, o respeito é o reconhecimento do valor próprio e dos direitos dos indivíduos e da sociedade.
 A palavra respeito provém do latim respectus e significa “atenção” ou “consideração”, respeito inclui cuidado, acolhimento e deferência.
 O respeito permite que a sociedade viva em paz, numa convivência saudável, assentada em consideração, solicitude e civilidade. Implica reconhecer em si e nos demais os direitos e as obrigações. Em contrapartida, a falta de respeito gera violência, conflitos, desconforto e confrontos.
 Respeitar é demonstrar um sentimento positivo de estima por uma pessoa ou entidade (como uma nação, uma religião, instituição, etc.). Quando desenvolvemos o respeito, o foco muda; olhamos para pessoas, situações, instituições de modo diferente, só existe a palavra benefício em mente. Passamos a reconhecer nos outros seus esforços para melhorar, encorajando-nos a focar mais a atenção no potencial deles do que em seus erros. O respeito valoriza a individualidade e permite que cada um cresça no seu próprio tempo. Observa os altos e baixos sem perder o foco na singularidade e no propósito maior.
De fato este é um método eficaz para ajudar pessoas e organizações a promoverem as transformações e mudanças que almejam de modo saudável e sustentável ao longo do tempo. O mundo é complexo e as pessoas são complexas, e nelas cada um tem seu ego e seus valores que não abrem por nada.
Eu queria que as pessoas respeitassem umas as outras pelas as suas profissões pelo os seus saberes, e pela maneira que gosta de ser tratada.
Viver no Brasil e se desafiar com á má educação do brasileiro. Meu sonho é que um dia nosso país seja de gente educada e feliz. Às vezes e por muitas vezes a falta de educação irrita e cria um estado de neutralidade entre você e sociedade. Não que um ser melhor de do que o outro é o valor a reciprocidade á gentileza do cotidiano.

Prof. Fábio Junior da Silva, ADM – CRA- 13.040. 
Professor universitário, pós-graduação MBA, pesquisador e ativista sustentável.

Nenhum comentário: