30/07/18

Você é homem Crisólogo?

Colunistas

Hoje dia 30 de Julho se comemora o dia de São Pedro Crisólogo, ele nasceu em Ímola, não muito distante de Roma, no ano 380. Faleceu em 450. Foi reconhecido como Doutor da Igreja em 1729.

Pastor/Padre prudente e zeloso da Igreja usou do dom da pregação como instrumento do Espírito para a conversão de pagãos, hereges e cristãos indiferentes na vivência da própria fé.


Pedro nos traz o testemunho de santidade, e conhecimento das ciências teológicas, além do dom da comunicação.
Como cristão nunca se preocupou com as aparências externas, mas dedicou tempo para o cuidado com o povo, sobretudo os mais necessitados.

São Pedro Crisólogo é considerado um modelo de contato com o povo e um exemplo de amor à pregação do Evangelho, o ideal de pastor para a Igreja.
Pesquisando a palavra, SANTO, encontrei que o conceito de santidade provém da raiz semítica da palavra que significa cortar. Ser santo é estar cortado, separado. Quando se é santo do pecado, então essa pessoa tem relação muito próxima com Deus. Mas podemos ser santos de muitas outras coisas, ou não? No bom português SANTO significa SEPARADO.

É possível ser separado(a) da maldade?
É possível ser separado(a) da sujeira intelectual?
É possível ser separado(a) da corrupção?

Se for possível, resolva ser SANTO então, se é que já não és.

Mas outra palavra que me chamou atenção mesmo foi Crisólogo. Eu queria ser um homem Crisólogo. Queria muito mais que os dirigentes das cidades, estados e país, fossem Crisólogos. Mais uma vez em busca dos significados das palavras vi que a palavra Crisólogo significa: 'O homem da palavra de ouro'!

Nenhum comentário: