08/08/18

12ª Primavera dos Museus, inscrição encerra amanhã, 9


A partir de amanhã, 09 de julho, até 09 de agosto, museus e outras instituições culturais poderão se inscrever para participar dessa ação coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
A Primavera dos Museus acontece anualmente no início da estação homônima, quando museus brasileiros, convidados pelo Ibram, desenvolvem uma programação especial para o período. As instituições interessadas em participar da 12ª edição da ação devem inscrever atividades para serem realizadas entre os dias 17 a 23 de setembro de 2018, chamando a comunidade para refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema Celebrando a Educação em Museus (detalhes abaixo). A realização das atividades fica sob a responsabilidade da própria instituição que as inscrever, bem como a viabilização para seu desenvolvimento. Ao Ibram cabe divulgar a programação nacional da Primavera dos Museus e produzir o Guia da Programação Virtual.
Tema
A cada edição da Primavera dos Museus, o Ibram lança um tema para fomentar as discussões e inspirar os eventos propostos pelos museus ou instituições culturais. Esse ano o tema é Celebrando a Educação em Museus, que tem como embasamento o Caderno da Política Nacional de Educação Museal (PNEM), lançado no último mês de junho. A publicação aborda o processo de criação da PNEM, bem como os princípios e diretrizes dessa política, que visa nortear gestores, educadores e demais interessados na prática da educação museal.
Os museus devem ser reconhecidos como espaços plurais, que propiciam vivências diversas e trocas constantes de conhecimentos e experiências e, nesse sentido, a educação permeia todos os seus cantos.
Para saber mais sobre o tema, clique aqui!

Nenhum comentário: