16/08/18

MEGATUBARÃO com Mary Queiroz



Exagerado, absurdo, mas extremamente divertido.


Em 1975 Steven Spielberg levou o mundo a temer nadar na praia com o sucesso de  Tubarão. Um filme que logo se transformou num clássico e imediatamente criou uma onda de filmes com essa temática de tubarões atacando nas praias, porém, como era de se esperar, as sequência deste filme ultrapassaram a barreira do exagero ao ponto de algumas produções nem sequer terem noção do que estavam produzindo. Tubarão  serviu de inspiração para produções futuras que visavam exibir nas telas, criaturas do mar se tornando ameaças reais para os seres humanos. Entre tantos filmes bons e ruins lançados ao longo das décadas, nenhum tubarão precisou de tamanho pra mostrar seu poder de destruição, porém,  eis que agora surge Megatubarão  onde tenta   construir  todo seu fascínio no seu porte, deixando que sua grandiosidade seja seu principal atrativo.

Neste filme, temos  um submarino de águas profundas e parte de um programa internacional de observação subaquática, foi atacado por uma criatura gigantesca, que se pensava estar extinta. Agora, ele se encontra incapacitado no fundo da fossa mais profunda do Oceano Pacífico com a tripulação presa dentro dele. Com o tempo se esgotando, o mergulhador especializado em resgates em águas profundas Jonas Taylor (Jason Statham) é recrutado por um visionário oceanógrafo chinês, contra a vontade de sua filha Suyin (Li Bingbing), para salvar a tripulação e o próprio oceano desta ameaça incontrolável, um tubarão pré-histórico com mais de 20 metros de comprimento conhecido como Megalodon. O que ninguém poderia imaginar é que, anos antes, Taylor já havia encontrado esta mesma criatura aterrorizante. Agora, junto com Suyin , ele deve confrontar seus medos e arriscar sua própria vida para salvar todos os tripulantes, ficando frente a frente com o maior e mais poderoso predador de todos os tempos.


A abordagem de Jon Turteltaub, mesmo diretor de Enquanto Você Dormia (1995) tem pontos positivos na aventura, ação e até mesmo comédia. Com o orçamento em torno de US$150 milhões, faz Megatubarão com qualidade estética espetacular, exibindo sua eficiência,   principalmente nas cenas em que os efeitos especiais estão presente e quando a mega criatura entra em cena. Somando com o longa,  também temos a presença do astro de filmes de ação Jason Statham, é exatamente neste ponto, que o torna um filme bom. Ora, o carisma do Jason Statham eleva o ritmo da história, pois apesar de não ser um ator com dotes dramáticos, Jason dá ao seu personagem a dose certa de personificação, ao demonstrar seus medos interiores quando encara mais uma vez os fantasmas do seu passado. Ponto para ele. As demais tramas paralelas, como um flerte romântico entre Jonas (personagem de Statham) e Suyn (personagem da atriz chinesa Li Bingbing), o ricaço que investe pesado na pesquisa e tem um desejo insano de destruir o monstro pré-histórico a qualquer custo, Jack Morris (interpretado pelo ator Rainn Wilson), o negro engraçado DJ (vivido pelo ator Page Kennedy) todas essas histórias-clichês estão presentes no roteiro e funciona perfeitamente, graças a química entre os atores, extraída na medida certa por Jon Turteltaub. É toda essa harmonia cadenciada existente no filme, que o diferencia positivamente, mostrando que  a direção precisa de um diretor experiente  conseguiu  trazer resultados dos quais ninguém esperava e surpreendeu  o público como também a crítica.

Havia uma estimativa de que o filme não chegasse aos U$ 25 milhões de arrecadação em seu primeiro fim de semana e estaria fadado ao fracasso. Das primeiras imagens ao trailer, "Meg: Tubarão Gigante" pode ter sido gozado por causa da sua história, mas as receitas de estreia não foram uma piada. A estreia do filme americano e chinês sobre um megalodonte de dois milhões de anos que sai do fundo do Oceano Pacífico para fazer vítimas entrou para o primeiro lugar das bilheteiras dos EUA, "devorando" 44,5 milhões de dólares, muito acima dos 25 milhões antecipados pelos analistas e pelo próprio estúdio Warner Bros. O valor também é um recorde enquanto estrela principal para Jason Statham, que interpreta um mergulhador de resgate em alto mar recrutado para salvar a equipa de um submergível inutilizado na parte mais profunda do oceano depois de um ataque.


Megatubarão não é um filme para ser levado a sério, até porque foi baseado no livro de Steve Alten e os roteiristas Dean Georgaris e Jon Hoeber fizeram uma trama simples, misturada com referências dos maiores clássicos de Steven Spielberg, tanto de Tubarão como de Jurassic Park, causando assim o encontro do mundo contemporâneo com uma criatura pré-histórica. Embora no cenário criado para exibir a mega criatura, abra grandes possibilidades e tenha potencial  suficiente para serem exploradas situações recheadas de destruição e perdas gigantescas, além de exibir a maior carnificina já vista nas telonas, o foco da trama, compete com a exibição do lado cômico das interações dos personagens, sabendo dosar bem os momentos descontraídos como os de suspense, deixando que  o maior tubarão já visto ficasse a espera dos momentos que iria surgir na tela para caçar tudo o que encontrasse pelo caminho. Mesmo assim, o espectador fica satisfeito ao ver que tudo na trama colabora com seu ritmo frenético e a cada investida do monstro, somos levados a crer numa destruição descomunal provocada por ele e na espera de  ver mais sangue, mais e mais carnificina e pessoas sendo estraçalhadas pelo tubarão. Nesse vai e vem, o espectador se permite ser fisgado por uma trama rica em adrenalina, medo e muita tensão.


Assista Megatubarão pelo prazer da mais pura diversão, sem se apegar nos exageros, nos absurdos e  no inaceitável, afinal, isso é cinema e este filme veio com o objetivo ser exagerado, ser absurdo, ser capaz de fazer você pular da cadeira e se impressionar com o que está sendo mostrado. É mais um filme de tubarão só que numa produção bem cuidada e bem feita, afinal, seu orçamento alto tem que mostrar onde cada centavo foi bem investido, para o deleite do espectador. Jon Turteltaub soube como extrair o máximo de cada tostão empregado, nos entregando uma grande diversão cinematográfica, mesmo utilizando dos velhos clichês de produções desse porte. Ele acertou no elenco, na direção, em tudo e nos entrega uma produção que apesar do exagero, está equilibrada dentro do seu universo para qual foi destinado: revitalizar a franquia de filmes sobre tubarões.
#Assistamegatubarão
#filmenotaseis
#diversãogarantida

PROGRAMA CLUBE DO FILME

Neste sábado, ás 13h pela Rádio Cultura do Nordeste AM 1.130, tem o PROGRAMA  CLUBE DO FILME. Apresentado por Edson Santos e Mary Queiroz,  recebe como convidados HÉRLON OLIVEIRA, Presidente do fã-clube AMIGOS DO ELVIS, o cantor e compositor de blues e jazz JOANATAN RICHARD e o fotógrafo e cosplay BENTO GOMES.  Vamos prestar uma homenagem IN MEMORIAM ao Eterno Rei do Rock ELVIS PRESLEY. Vai ser um programa para lá de muito musical. Tudo isso e muito mais, você confere no CLUBE DO FILME e para quem gosta de cinema, esse é o seu programa!

Ouça pelo site: www.radioculturadonordeste.com.br
Acompanhe ao vivo pela LIVE do facebook: www.facebook.com/RadioCultura1130

ESTREIA DA SEMANA


Rio de Janeiro. Ana (Ana Caetano) e Vitória (Vitória Falcão) já haviam até mesmo estudado juntas, mas apenas se aproximam de fato em uma festa realizada muito longe de sua cidade natal, a pequena Araguaína, no Tocantins. Após se apresentar na festa, Ana fica impressionada com a informal cantoria de Vitória, em uma rodinha de violão. Logo surge a ideia de gravarem algo juntos,  que rapidamente explode na internet e chama a atenção do produtor Felipe Simas (Bruce Gomlevsky). A fama repentina as traz de volta ao Rio de Janeiro, para um show transmitido pela internet e a produção de seu primeiro CD.
Ana e Vitória  é um longa-metragem de comédia musical brasileiro dirigido por Matheus Souza e protagonizado por Ana Caetano e Vitória Falcão, integrantes do duo Anavitória. O filme foi lançado em 02 de agosto de 2018 no Brasil e é a estreia da semana no Centerplex Cinemas do Caruaru Shopping.


Nenhum comentário: