15/10/18

Enfim, restaram dois CÂNDIDOS. (Parte II) por Nelson Lima

Colunistas

Núbia é uma dessas garotas arrodeada de amigas e amigos e digamos mais arrodeada de amigos. Não que ela fosse linda, atraente, sarada, frequentadora de academia, ou seja, como dizem os matutos “garota fitness”, não era nada disso. Núbia, isso sim, é um tipo de pessoa que trata todos bem, com educação, que conquista as pessoas com seu sorriso amigo, que não escolhe a quem dizer um bom dia, e a quem dar um sorriso. É alguém que mesmo sabendo que hoje em dia não pode confiar em todos e nem todos falaram com ela com respeito, mas não diferencia. Sobra simpatia.

Núbia tem uma habilidade inata de conseguir encantar, persuadir, fascinar, através da sua forma de ser e agir. Nada a ver com corpo, beleza, sensualidade e sim com carisma. Etimologicamente, o termo “carisma” se originou a partir do grego khárisma, que significa “graça” ou “favor”.

Ela é muito agradecida aos pais pelo nome que lhe deram, pois é um nome egípcio, que chegou à língua portuguesa através do nome em latim Nubae. Tem como étimo a palavra nub, que literalmente significa “ouro”. Trata-se de um bonito nome feminino que carrega consigo a simbologia do ouro, o metal perfeito. Assim, reflete atributos de perfeição e brilho. Quem não quer estar ao lado de uma pessoa assim, não é?

É aí onde entra a ação dos “paqueras”. Amigos que querem algo mais que amizade. Candidatos a namorados e até aqueles que se candidatam a esposo, eternizando o namoro.

Tem aqueles que prometem um namoro bem social, com farras todo final de semana. Tem os que dizem que, mesmo depois de casados, sempre estarão levando flores para a esposa amada.

Tem os que prometem ter olhares só para a esposa e vida bem caseira.
Tem os que prometem que nas datas especiais dos dois, sempre farão uma viagem.
Etc... Etc...


Núbia, analisando todos os candidatos, por curiosidade procurou saber o significado da palavra CANDIDATO. E ela viu que deriva da palavra Cândido, que por sua vez significa: Sincero; inocente; puro.
É um adjetivo que qualifica uma pessoa por ser puro, ingênuo, alvo, inocente.
“Aquele CANDIDATO tem um comportamento cândido!”

Núbia é uma garota cândida!

Daí ela percebeu claramente que a maioria dos CANDIDATOS a namorado, não mereciam tal adjetivo. Foi para o seu quarto, deitou ligou o som, no som que cada leitor imaginar, e passou a lembrar dos nomes dos CANDIDATOS:
José, Moraes, Roberto, Pedro, Mariano, Alencar, Júlio, Borges, Mota, Heitor, Manu, Bruno, Felipe, Jair, Álvaro, Daciolo, Ciro, Eymael, Fernando, João, Marcos, Lucas, Marcelino, Guilherme, Malaquias, Henrique, Gabriel, Henzo, Arthur, Rafael, Renato, Gustavo, Vinicius, Samuel, Rodrigo, Benjamim, Nelson, Jobson, Paulo, Israelito.

Núbia adormeceu, e em sonho esses nomes de “paqueras”, candidatos a namorado, foram se dissipando um a um e restaram dois. A árdua tarefa agora, ao acordar, é identificar qual é cândido...

Mais uma vez, terminarei essa crônica umas semanas mais na frente, talvez na segunda 29!

Nenhum comentário: