14/11/18

FOTOGRAFAR, UMA EXPERIÊNCIA APAIXONANTE. por Edu Lima

 Whatsapp - 9.9407-4883

Novos desafios são experiências muitas vezes gratificantes em nossas vidas.

Falo isto por me deparar com esta situação neste momento, em que fui convidado a assumir uma coluna neste veículo de tamanha notoriedade e reconhecimento, para falar de um assunto que me motiva e me leva a sair da zona de conforto, sempre em busca do novo.
Eu sou Carlos Eduardo Florêncio de Lima, filho de um Lanterneiro e de uma professora, caruaruense e pós-graduado em logística, área que atuo atualmente. 

A fotografia me acompanha desde muitos anos, quando na adolescência, observava nomes como J. Foto, Julio Lino, Armando Lima e tantos outros fazerem seus registros fotográficos em máquinas grandes, pesadas, mas, com resultados fantásticos. Eu almejava possuir aquelas câmeras, mas, filho de uma família pobre, me contentava apenas em ficar admirando e sonhando um dia ter a condição necessária para possuir tais equipamentos.

Os anos se passaram e depois de meus 18 anos, pude adquirir minha primeira máquina fotográfica amadora, uma Love. Máquina bem simples, com filmes fininhos de 12, 24 ou 36 poses, ISSO 200/24 da FUJICOLOR ou KODAK. O Flash era descartável. Permitia apenas 4 disparos. 

Depois disto adquiri algumas outras máquinas e sem ajuda de ninguém, fui aprendendo com meus erros. Perdi muitos filmes pois no início, não sabia que ao entrar luz no compartimento do filme, esta luz queimava todo o filme. Em outras situações, tentei fotografar passeios e eventos e quando mandava revelar as fotos, o filme estava sem nenhuma foto. Isto se dava, porque eu não prendia direito o filme dentro da máquina e este filme não desenrolava a cada clique que eu dava. E assim foram as minhas alegrias e decepções neste apaixonante mundo fotográfico.

Chegamos a condição de adquirir um equipamento profissional. Agora as brincadeiras de tirar fotos passam a uma condição de total responsabilidade, onde se faz necessário o profissionalismo, o conhecimento, a humildade para não ultrapassar os limites de seu conhecimentos e a destreza no domínio do equipamento que se usa.
Muitas leituras, pesquisas e estudos são necessários para que o fotógrafo tenha seus trabalhos reconhecidos e aprovados por seus clientes. Ainda assim, por mais experiente que seja o fotógrafo, pequenos erros podem acontecer por vários motivos: Exposição, velocidade, ISO entre outros. Nas fotos a seguir, é possível observar alguns destes erros.
   
O personagem em primeiro plano ficou muito escuro, resultado da ausência de uma flash.
O personagem no primeiro plano ficou com muita luz, resultado do uso indevido do flash.


Depois de alguns estudos e dicas de outros fotógrafos mais experientes, chegamos a resultados cada vez melhores como pode-se perceber nas fotos a seguir:



  
Sendo assim, fica claro que fotografar com qualidade é uma possibilidade acessível a qualquer um que esteja disposto a se esmerar, estudar, praticar e dedicar-se a este lindo, honroso e apaixonante ofício.

Até a próxima pessoal.

Um comentário:

Oliveiros Oliveira disse...

Antes de mais nada, desejar-lhe muito sucesso, se bem que acho que não é isso que vc procura. Mesmo assim, torço para que vc consiga fazer-se entender e aplicar com a humildade reconhecida, seus conhecimentos. Um grande abraço, amigo.