31/01/19

Clube do Filme CREED 2 por Mary Queiroz


 Mais dramático, porém menos envolvente que Creed: 
Nascido Para Lutar

   
Quando o sucesso de Rocky Balboa foi estabelecido ao longo das décadas, surgiu a necessidade de se fazer um spin-off , tamanha foi a aceitação e paixão do público pelo personagem e também pela temática dos filmes, onde busca mostrar que uma luta acontece primeiro no psicológico do lutador e que depois vai muito além do ringue. Foi partindo deste ponto que em 2015 foi lançado Creed: Nascido Para Lutar, dirigido por Ryan Coogler (Pantera Negra), dando a  Sylvester Stallone um belo retorno e a oportunidade de concorrer ao Oscar em 2016 na categoria de Ator Coadjuvante. O protagonismo de Michael B. Jordan e seu imenso talento, também garantiu que a história merecia ser continuada em um novo capítulo, sem fugir da ideia original que é retratar e ambientar a realidade de cada lutador dentro e fora dos ringues. 

Creed 2 chega aos cinemas, trazendo mais uma vez  Michael B. Jordan como Adonis Creed, agora campeão dos pesos pesados da Federação de Box Americana, como foi seu pai, Apollo e seu tutor, Rocky Balboa. Ele, apesar de conquistar o cinturão de campeão, não se sente um verdadeiro campeão e  deseja se provar como lutador. A oportunidade chega e vem com gosto de revanche e vingança, já que Ivan Drago, o perigoso boxeador russo interpretado por Dolph Lundgren, esperou a chance de recuperar tudo que perdeu e para isso  preparou seu filho, Viktor Drago, interpretado pelo ator Florian Munteanu, para enfrentar  Adonis Creed no ringue, com o embate Creed vs Drago.


Mais dramática, porém menos envolvente que Creed: Nascido Para Lutar, é assim que a trama passa a ser apresentada. Em muitos aspectos, a temática trazida pelo roteiro é essencial, e nela fica provada que é possível trazer a mesma realidade e os mesmos anseios para personagens diferentes. Todos aqui buscam pela mesma coisa, pela superação, pela glória, pelo reconhecimento, pela  autoafirmação e pela redenção. São trajetórias diferentes, impulsionadas por motivações distintas, mas que no fim o prémio é um só para o vencedor, seja  Adonis Creed ou Viktor Drago. O roteiro, escrito por Sylvester Stallone e Juel Taylor, aborda basicamente situações do cotidiano de indivíduo comuns, envolvidos com questões emocionais e relações familiares fortes, quase como as que foram entregues no filme anterior, mas prioriza destacar mais a relação pai e filho. A narrativa caminha sem pressa e transita por todos os momentos e sentimentos dos personagens, de forma precisa para que o espectador possa de fato entender todos os dilemas apresentados, encaixando-os bem entre os dramas e os alívios cômicos. 

Não é exagero dizer que Rocky continua sendo cativante, mesmo depois de tantos filmes, ele sem dúvida faz todo o contexto ficar mais atrativo, e sua relação com o Adonis se mostra mais sólida, muito mais afetiva. Aqui  ele ficou mais isolado, dando espaço para que outros personagens pudessem dar sua contribuição , afim de futuramente levar adiante o legado que seu personagem deixou. Ivan Drago é outro personagem que se destaca, raivoso, bem fundamentado no que quer, fez de seu fracasso profissional e familiar sua fonte motivacional. Sua determinação é tanta que dedicou sua vida a preparar o filho para uma luta cujo a causa é dele e o Viktor Drago não o desaponta, nem pela força física e nem pelo peso do passado que também se faz presente no seu ser, demonstrando o quanto o sentimento de abandono o afetou. A direção neste quesito fez um excelente trabalho, nota-se todo cuidado que se teve em desenvolver personagens tão refinados, com estruturas emocionais cativantes, sem medo de explorar erros e acertos dos mesmos. Nesta história toda, ainda foi reservado um importante espaço para se discutir o poder da representação feminina, trazendo de volta duas grandes atrizes, Tessa Thompson, interpretando Bianca, agora mulher de Adonis e Phylicia Rashãd, a personagem  Mary Anne Creed, mãe de Adonis. Sem dúvida, mulheres fortes, poderosas, decididas e determinadas. A importância delas na vida do protagonista é retratada com bastante intensidade no decorrer da trama. 


Agora falando um pouco sobre o  tão esperado embate, é neste ponto que o filme decepciona, pois entrega poucas cenas de luta e quando elas acontecem, causa pouca tensão e toda movimentação dos lutadores é mais uma repetição de movimentos já vistos em outras lutas. Faltou agilidade nos movimentos de câmera para exibir algo novo nas coreografias. Talvez o diretor Steven Caple Jr. não quis ousar nas lutas e tenha decidido focar mais em exibir os detalhes da preparação deles antes de entrar no ringue e isso o filme detalha bem, focando na dedicação, no desgaste e na gigante superação dos lutadores. Se tem um filme que demonstra que um  vencedor realmente se faz vencendo a dor, este é um deles.

Creed 2 no seu contexto geral, é um filme bem clichê, mas que merece ser assistido e apreciado sobretudo pela sua abordagem direta a questões relacionadas ao ser humano e sua grande capacidade de saber se superar fisicamente e emocionalmente. No mais serve para nos fazer refletir que das mais diversas lutas, a maior e mais importante é sempre a pessoal.

#Filmenotacinco
#AssistaCreed2
#Deixeseucomentário

PROGRAMA CLUBE DO FILME
  
Neste sábado, às 13h e na Rádio Cultura do Nordeste, tem  O  PROGRAMA CLUBE DO FILME,  apresentado por Edson Santos e Mary Queiroz.  Nos Estúdios da Cultura, teremos a presença de Carlos Henrique, Gilberto Hazan e Sérgio Ulisses para falar do filme CREED 2. Nosso ponto de vista sobre esta sequência. Será que Creed 2 pode ter mais uma continuação? O universo de ROCKY não está saturado? Tudo isso e muito mais, no Clube do Filme. 
Ouça pelo site:
HYPERLINK www.radioculturadonordeste.com.br"www.radioculturadonordeste.com.br
Acompanhe ao vivo pela LIVE do facebook:  HYPERLINK www.facebook.com/RadioCultura1130"www.facebook.com/RadioCultura1130

ESTREIAS DA SEMANA

A SEREIA: LAGO DOS MORTOS

Uma sereia malvada se apaixona por Roman, noivo de Marina, e tenta mantê-lo longe dela em seu Reino submerso. Marina terá apenas uma semana para superar o medo do oceano, lutar com monstros e se manter viva e na forma humana. 

Terror russo que chega aos cinemas brasileiros! Após o sucesso internacional dos longas A Dama do Espelho - O Ritual das Trevas e A Noiva, produzidos em parceria com Ivan Kapitonov, o diretor Svyatoslav Podgayevskiy recorre à rica tradição da mitologia eslava para dirigir seu novo trabalho.Entre os muitos temas e personagens fascinantes do folclore eslavo, Kapitonov e Podgaevsky ficaram particularmente intrigados com uma versão russa do mito da sereia. Segundo eles, as mulheres solteiras que se afogavam em rios e lagos estavam condenadas a se tornarem sereias demoníacas, assombrando as águas onde encontravam seus fins trágicos. Como sereias, as mulheres viriam à superfície à noite para atrair homens desavisados a seus reinos submersos com canções e encantos. Os homens capturados se tornariam seus servos pela eternidade. Debruçados sobre as lendas, os mitos e os contos que caracterizam a sereia russa, a produção é focada no sombrio sentimento de vingança contra os homens. Eles são atraídos, seduzidos, separados de seus entes queridos e, depois, destruídos.

O MENINO QUE QUERIA SER REI

A magia old school encontra o mundo moderno na aventura épica `O Menino Que Queria Ser Rei´. Alex acha que é um Zé Ninguém, até que ele se depara com a mítica espada Excalibur. Agora, ele deve unir seus amigos e inimigos em um bando de cavaleiros e, junto com o lendário mago Merlin, enfrentar a perversa e encantadora Morgana. Com o futuro em jogo, Alex deve se tornar o grande líder que ele nunca sonhou que poderia ser Dirigido por Joe Cornish (Ataque ao Prédio), o filme traz Louis Ashbourne Serkis (Alice Através do Espelho) como Alexander Elliot, um garoto de 12 anos que sofre bullying na escola.Entretanto, a vida numa no dia em que ele encontra num prédio abandonado ela, a famosa espada Excalibur. Como resultado, Alexander ativa uma sequência do caos que trará a bruxa Morgana (Rebecca Ferguson) ao mundo dos vivos.

Confira o Trailer:


PROGRAMAÇÃO DO CENTERPLEX CINEMAS

CARUARU 01 
- HOMEM-ARANHA: ARANHAVERSO DUB (COLUMBIA)
ANIMAÇÃO - Dublado - 10 Anos - Duração: 116min.
Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 14h30
Sáb., Dom., Feriado: 14h30

 - VIDRO DUB (DISNEY)
SUSPENSE - Dublado - 14 Anos - Duração: 129min.
Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 21h00
Sáb., Dom., Feriado: 21h00

 - A SEREIA: LAGO DOS MORTOS DUB (PARIS FILMES)
TERROR - Dublado - 12 Anos - Duração: 88min.
Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 17h00 - 19h00
Sáb., Dom., Feriado: 17h00 - 19h00

CARUARU 02
 - WIFI RALPH 3D DUB (DISNEY)
ANIMAÇÃO - Dublado - Livre - Duração: 113min.
Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 15h30 - 18h00
Sáb., Dom., Feriado: 15h30 - 18h00

 - AQUAMAN 3D DUB (WARNER BROS)
AVENTURA - Dublado - 12 Anos - Duração: 143min.
Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 20h30
Sáb., Dom., Feriado: 20h30

CARUARU 03 
- O MENINO QUE QUERIA SER REI DUB (FOX FILM)
AVENTURA - Dublado - Livre - Duração: 120min.
Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 14h00 - 16h30 - 19h00
Sáb., Dom., Feriado: 14h00 - 16h30 - 19h00

 - CREED II DUB (WARNER BROS)
AÇÃO - Dublado - 12 Anos - Duração: 129min.
Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 21h30
Sáb., Dom., Feriado: 21h30

CARUARU 04 
- MINHA VIDA EM MARTE NAC (PARIS FILMES)
COMÉDIA - Nacional - 12 Anos - Duração: 102min.
Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 21h45
Sáb., Dom., Feriado: 21h45

- COMO TREINAR O SEU DRAGÃO 3 3D DUB (UNIVERSAL)
ANIMAÇÃO - Dublado - Livre - Duração: 104min.
Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 15h00 - 17h15 - 19h30
Sáb., Dom., Feriado: 15h00 - 17h15 - 19h30

Nenhum comentário: