Quincas Borba é um romance escrito pelo célebre autor brasileiro Machado de Assis. Pertencente a fase realista do autor, a história oferece um panorama da cidade do Rio de Janeiro no século XIX.
O livro tem como protagonista o personagem Rubião, um simples professor que estava cuidando de seu amigo Quincas Borba. Quincas buscava explicar ao amigo sua filosofia e visão de mundo. Certo tempo depois, Quincas morre e deixa sua fortuna como herança para Rubião, e além disso, um cachorro que possui o mesmo nome do amigo falecido.
Rubião se vê milionário e decide mudar de sua cidade natal (Barbacena) para o Rio de Janeiro e passa a desfrutar do meio social da capital. Logo conhece o casal Palha e Sophia e passa ser amigo íntimo e frequentar a casa deles. Rubião se apaixona pela esposa do amigo e entra em um constante desejo de agradá-la. Além disso, passa a experimentar a falsidade das muitas pessoas interessadas em sua companhia.
A história se desenrola até o ponto que o leitor compreende que enquanto alguns perdem, outros ganham. E a filosofia de seu amigo Quincas Borba, agora sempre presente no cachorro que vive com Rubião, passa a fazer todo o sentido. Machado nos presenteia com uma história realista que possui personagens oportunistas e esnobes. A narrativa é atemporal e prende a atenção do leitor do início ao fim. Essa é mais uma das grandes obras da literatura brasileira.

Nenhum comentário:
Postar um comentário