18/01/19

Recife e Caruaru recebem curso de Finalização para Cinema


Fase decisiva para um resultado final de sucesso de um filme, seja curta ou longa-metragem, a pós-produção ainda é um enigma e pouco debatida. Sabe-se, contudo, que esta última etapa, subsequente às filmagens, envolve uma equipe numerosa e de diversas áreas como:montagem, efeitos visuais, correção de cor, mixagem de som etc, de extrema importância ao produto final. Com o objetivo de suscitar o interesse de novos profissionais para atuarem nessas áreas, bem como o de desvendar os processos técnicos da fase de finalização dos filmes, a Gatopardo Filmes promove o MASTER – Curso de Finalização para Cinema, a ser realizado no Recife, de 04 a 09.02, no Apolo 235/Porto Mídia; e em Caruaru, de 11 a 16.02, no Armazém da Criatividade.

Gratuito, o curso propõe uma imersão de seis dias no workflow da pós, desde a chegada dos arquivos brutos de um filme na ilha de edição até a masterização do arquivo final. Dividido em dois módulos (imagem e som) e uma masterclass, criará um ambiente propício para troca de conhecimento acerca dos processos que ditam o fluxo da pós-produção. O Master é voltado para quem está realizando seus próprios filmes e enfrenta os desafios da finalização, para profissionais iniciantes e estudantes da área de cinema.

Com larga experiência em montagem e finalização, Matheus Fariasserá o responsável pelo módulo I - a imagem, enquanto módulo II - o som, ficará a cargo de Nicolau Domingues, técnico e editor de som e trilhas sonoras. Completando a vivência, Eduardo Serrano, mestre em montagem, falará sobre sua experiência como montador e finalizador de inúmeros e importantes longas e curtas em uma masterclassque acontece dia 18.02, no auditório do Apolo 235/Porto Mídia, das 19h às 21h.
“Pernambuco tem excelentes profissionais que atuam na fase da pós-produção de filmes, mas ainda são muito poucos. Existem muitos parâmetros e decisões puramente técnicas que devem ser levados em consideração e isso acaba afastando as pessoas. A intenção é, de maneira didática e com muitos exemplos, aproximar esses conhecimentos dos profissionais e capacitá-los para atuarem na área ou seguirem se especializando em etapas específicas como a correção de cor e a mixagem de som.”, explica Matheus Farias, coordenador pedagógico e um dos facilitadores do curso.

De acordo com Farias, é a primeira vez que as duas cidades pernambucanas recebem um curso tão completo e abrangendo todas as etapas da pós-produção de um filme. “Normalmente os cursos são voltados apenas para uma ou duas etapas da finalização, como a montagem, ou a edição de som. Neste, queremos traçar o caminho que os arquivos de um filme realizam logo após serem gravados até a fase de exibição, ou seja, quando o filme é de fato lançado”, completa.
curso tem realização da Gatopardo Filmes (produção de Enock Carvalho e produção executiva de Rose Lima), incentivo do Funcultura Audiovisual, em parceria com o Porto Mídia e o Armazém da Criatividade (Caruaru). As atividades são abertas ao público e gratuitas, mas é necessário se inscrever previamente por meio de um formulário no site www.masterfinalizacao.com. Os selecionados serão anunciados até o dia 30.01. Para as aulas, serão destinadas 20 vagas em cada cidade. Já masterclass, com capacidade para 80 pessoasserá realizada apenas no Recife e custará R$10 para quem não for aluno do curso, pois é uma atividade complementar.
Caruaru entrou na nossa mira por conta do que o Armazém da Criatividade tem feito por lá, que é fomentar a indústria criativa. Interiorizar a produção e pós-produção de cinema ainda mais é fundamental para o crescimento do mercado aqui no Estado. O Master vem para colaborar neste sentido”, explica Enock Carvalho, produtor do curso.

Sobre o CURSO

Módulo I - a imagem
A proposta desse módulo é esmiuçar algumas das etapas pelas quais os arquivos percorrem durante a finalização de um filme: da captura à montagem, do armazenamento, organização e preparação das mídias à correção de cor e efeitos visuais, a masterização e a exibição. Visa desvendar todos os passos da pós-produção, de forma a criar sistemas e fluxos de trabalho que garantam o controle da qualidade técnica de uma produção cinematográfica.

Módulo II - o som
Tem como objetivo explorar de maneira abrangente todas as etapas envolvidas na pós-produção de som de um filme desde o recebimento dos arquivos, a preparação para a edição, a mixagem e a entrega do material para exibição. Com o auxílio de plataformas como o software Pro Tools será possível aliar teoria e prática exercitando a preparação de sessões para edição, mixagem e técnicas variadas de sound design, assim como todas as demais etapas envolvidas no processo de pós-produção de som como a composição de trilhas sonoras, foley e dublagem. As aulas incluem teoria e prática, com utilização de softwares profissionais utilizados no mercado, como Final Cut, Pro Tools, DaVinci Resolve, que serão utilizados em exercícios práticos com trechos de filmes. 

MASTERCLASS

Com participação aberta ao público, a masterclass convida Eduardo Serrano para apresentar sua experiência na pós-produção filmes nacionais e estrangeiros, inclusive co-produções com diversos países. Essa atividade complementar tem como propósito mostrar na prática como funciona o mercado de pós-produção no Brasil e quais são as possibilidades de carreira na área, além de discussão de diversos exemplos reais de fluxos de trabalho utilizados em filmes como Boi Neon, Divino Amor, Aquarius e Bacurau.

SOBRE OS FACILITADORES
Matheus Farias (módulo I - a imagem)
Graduado em Rádio, TV e Internet e pós-graduado em Estudos Cinematográficos, Matheus Farias trabalha desde 2011 com montagem de longas e curtas-metragens, séries de TV, trailers e spots para filmes brasileiros, colaborando frequentemente com distribuidoras como a Paris Filmes, Vitrine Filmes e Imovision. É sócio da Gatopardo Filmes, onde dirigiu, roteirizou e montou os curtas Quarto para Alugar (2016) e Caranguejo Rei (2019). Atualmente, está em fase de montagem dos longas O Filme Já Começa na Calçada (Kleber Mendonça Filho) e O Ateliê da Rua do Brum (Juliano Dornelles).
Nicolau Domingues (módulo II - o som)
Trabalha, desde 2009, com captação, edição e desenho de som, produção de trilhas sonoras originais e mixagem de filmes. Com mais de 50 projetos no currículo, entre curtas e longas-metragens, Nicolau é hoje um dos principais profissionais do mercado cinematográfico de Pernambuco quando se trata de som. Na lista de projetos recentes estão os curtas Terremoto Santo (Bárbara Wagner e Benjamin de Burca) e O Porteiro do Dia (Fábio Leal), e os longas Camocim (Quentin Delaroche) e Estou me guardando para quando o carnaval chegar(Marcelo Gomes).
Eduardo Serrano (masterclass)
Mestre em montagem pela National Film School (NFTS)/Royal College of Art na Inglaterra, tem no currículo uma extensa lista de curtas e longas-metragens premiados em festivais ao redor do mundo. Destacam-se os longas Doméstica, Ventos de Agosto, Boi Neon e Divino Amor (Gabriel Mascaro), Eles Voltam e Paterno (Marcelo Lordello),Aquarius e Bacurau (Kleber Mendonça Filho), sendo o segundo em co-direção com Juliano Dornelles, e os curtas Guaxuma (Nara Normande) e Terremoto Santo (Bárbara Wagner e Benjamin de Burca).
Sobre a GATOPARDO FILMES
Produtora independente de cinema sediada no Recife, com foco no desenvolvimento de curtas e longas-metragens que tem como pilares a inovação de linguagem e a experimentação através do flerte com o cinema de gênero. Produziu os curtas-metragens Quarto Para Alugar(2016) e Caranguejo Rei (2019), dirigidos por Enock Carvalho e Matheus Farias.

SERVIÇO

MASTER – Curso de Finalização para Cinema

  Recife – de 04 a 09 de fevereiro
  Horários: 14h às 18h (seg. a sex.) e das 9h às 13h (sábado, 09.02)
  e
  Masterclass:  dia 18 de fevereiro, das 19h às 21h.
  Onde: Apolo 235/ Porto Mídia – Rua do Apolo, 235, Recife – PE

  Caruaru – de 11 a 16 de fevereiro
  Horários: 14h às 18h (seg. a sex.) e das 9h às 13h (sábado, 16.02)
  Onde: Armazém da Criatividade - BR 104, Km 62 – Nova Caruaru – Caruaru – PE

  Inscrições pelo site: https://www.masterfinalizacao.com/

Um comentário:

Nelson Lima disse...

Bem oportuno esse Curso. Fará diferença em nossa cidade e região.